Cidades

AÇÃO – Campanha visa inibir doações a crianças nos faróis

Nesta terça-feira, dia 9, acontece o lançamento de um programa experimental de combate ao trabalho infantil nos faróis de Guarulhos.

O evento será realizado às 15h, na praça IV Centenário, no Centro. Durante quatro dias os comerciantes serão orientados a denunciar o trabalho infantil; além disso, malabaristas e profissionais de assistência social distribuirão nos semáforos folhetos e pequenos cofres com orientações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad).

A finalidade da campanha Quem dá dinheiro nos faróis incentiva o trabalho infantil é mostrar para a população que ao invés de dar esmolas é melhor doar para o Fumcad, pois financia trabalhos educativos, impede a exploração dos aliciadores e combate o trabalho infantil. No Brasil, o trabalho é proibido para menores de 14 anos, e é permitido para adolescentes entre 14 e 16 anos somente na condição de aprendiz.

As crianças, durante a ação de rua, vão trocar o dia de trabalho por uma programação de brincadeiras. Quem estiver nos faróis será encaminhado para uma tenda com atividades socioeducativas, músicas e livros infantis. A campanha é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

A iniciativa já começou a beneficiar os adolescentes da cidade. Segundo Raiane Mirella da Silva, que tem 15 anos e mora na comunidade Malvinas, as empresas precisam dar uma oportunidade para o jovem mudar de vida; ela deixou de pedir esmolas no Aeroporto de Cumbica para ser inserida no Jovem Aprendiz e aguarda uma oportunidade de trabalho. Já Alice Kimberly da Silva, irmã de Raiane, não quer mais pedir esmolas porque vai estudar para realizar o sonho de ser médica.

Estatísticas
Os profissionais que fazem a abordagem de rua mapearam 11 pontos de exploração do trabalho infantil em Guarulhos. Os mais críticos são: Aeroporto Internacional de Cumbica, Varejão do Cecap e avenida Tiradentes. Ao todo, 153 crianças que desenvolviam algum tipo de trabalho na cidade já estão cadastradas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Nos semáforos, no entanto, ainda foram identificadas 29 crianças trabalhando: 57% têm entre 6 e 11 anos, 38% têm mais de 12, e 4% têm até 5 anos de idade. Essas crianças fazem malabarismo, pedem esmolas e vendem doces.

Fumcad
Quem quiser doar para o Fumcad pode acompanhar de forma transparente a utilização dos recursos pelo site www.guarulhos.sp.gov.br/cidademaiscrianca. É possível destinar parte do Imposto de Renda devido para os projetos sociais desenvolvidos na área da infância e juventude. O limite é de 6% para pessoas físicas e 1% para jurídicas. As doações feitas até 30 de abril serão abatidas ainda este ano. Entretanto, as doações podem ser feitas em qualquer época e o abatimento fica para o ano posterior.

Serviço: Dados para doação – Fumcad Guarulhos/Agência 4.770-8/Conta Corrente 6.907-8

Mais informações pelo telefone 2408-7020.

Posso ajudar?