Cidades

Ação contra o Aedes aegypti leva 308 agentes às ruas neste sábado

Mais uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, será realizada neste sábado (12) em Guarulhos. Aproximadamente 11 mil imóveis deverão ser visitados por 308 agentes de saúde que, a partir das 9 horas, vão percorrer as regiões do Jardim Santo Afonso, Picanço, Jardim Paulista e Presidente Dutra, para eliminar criadouros e orientar a população.
 
A ação, que deve se repetir todos os sábados até o próximo dia 30 de abril em diferentes regiões da cidade, integra o programa “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, do governo estadual, que repassará incentivo financeiro aos municípios que aderirem à campanha. Guarulhos deverá receber a quantia de R$ 295 mil, dinheiro que será destinado à remuneração desses dias trabalhados por agentes de saúde no combate ao vetor, após a execução dos trabalhos.
 
Os agentes trabalharão em duplas, sendo que cada uma delas terá como meta vistoriar 40 imóveis. Por isso, é muito importante que a população receba o profissional de saúde e faça a sua parte para combater o mosquito, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada.
 
 
Legislação
 
No dia 26 de janeiro passado, a Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município o Decreto nº 33.103, que institui situação de emergência em saúde pública por 180 dias em Guarulhos. A medida permite ao poder público maior agilidade nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, possibilitando a realização de contratações emergenciais, mais rapidez nos processos de compra com dispensa de licitação, bem como o ingresso forçado de agentes em imóveis particulares em caso de recusa e de risco à saúde.
 
 
Além disso, com a decretação de emergência, a Prefeitura fica autorizada a fazer o remanejamento de servidores das diversas secretarias municipais, bem como da Proguaru, Ipref e Saae, para reforçar as equipes de controle de endemias. No ano passado, a medida possibilitou a convocação de cerca de 300 trabalhadores de diversos setores para este fim.