Saúde

Ação da Américas Amigas com unidade móvel para exames de mamografia estará em Guarulhos até sexta-feira

A Unidade móvel para exame gratuito para diagnóstico de câncer de mama estará até esta sexta-feira (27), das 8h às 18h, no Shopping Bonsucesso, em Guarulhos. Desde o final de setembro foram atendidas mulheres vulneráveis das regiões de Jundiaí, Comunidade Paraisópolis e Embu das Artes.

Com o objetivo de promover acesso gratuito a diagnóstico precoce de câncer de mama, contribuindo, assim, para a redução de mortalidade por esta doença, a Américas Amigas está em Guarulhos como parte das ações de Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização de câncer de mama. O atendimento é realizado para pessoas pré-cadastradas pelo site https://www.americasamigas.org.br/mulheresamigas ou pelo app Américas Amigas. As vagas são limitadas.

Podem se cadastrar pessoas a partir de 40 anos de idade; as vagas são limitadas e devem ser agendadas previamente pelo site da entidade. Em São Paulo, a unidade ficará até dezembro, visitando outras cidades do Estado e bairros da capital

Cerca de 45% de mulheres diagnosticadas com câncer de mama estão abaixo dos 50 anos e acima de 69 anos de idade – faixa (50 a 69) de rastreamento ativo pelos serviços públicos. Sociedades médicas recomendam rastreamento a partir dos 40 anos, idade seguida pela Américas Amigas.

O câncer de mama tem chance de cura de até 95%, se diagnosticado precocemente.

A Américas Amigas atua em todo Brasil, provendo acesso gratuito a diagnóstico completo de câncer de mama, principalmente a mulheres em regiões de vulnerabilidade social. Este ano, já esteve com unidade móvel ou em parceria com entidades locais, em áreas remotas das regiões Norte e Nordeste, entre outras localidades.

O Brasil deve registrar 74 mil novos casos de câncer de mama a cada ano, entre 2023 e 2025, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer, o Inca. Esse tipo de câncer é o de maior incidência entre a população feminina, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e muitas pacientes ainda enfrentam desafios para conseguir o diagnóstico rápido e elevar as chances de cura.

As ações da Américas Amigas acontecem durante todo ano, promovendo o diagnóstico completo de câncer de mama por meio de unidade móvel, ou em parceria com entidades e empresas parceiras.

A Américas Amigas atende principalmente mulheres a partir dos 40 anos de idade, conforme recomendação das sociedades médicas (nos serviços públicos, o rastreamento ativo é dos 50 a 69 anos idade). Segundo os registros da entidade, 45% das mulheres com diagnóstico de câncer de mama ocorrem a partir dos 40 anos e acima dos 69 anos de idade: quanto mais precoce o diagnóstico e início de tratamento, o câncer de mama tem chances de 95% de cura.

Posso ajudar?