A CCR RioSP, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizou hoje, dia 18/05, a ação ‘Acorda Caminhoneiro’, no pátio do posto de serviço no Km 210 da pista sentido São Paulo, da Via Dutra, em Guarulhos. A ação faz parte do calendário de atividades do Maio Amarelo que a concessionária realiza durante o mês.
O objetivo da atividade foi alertar e orientar os motoristas sobre os efeitos negativos de conduzir o caminhão cansado ou com sono. Estudos revelam que dirigir com sono ou cansaço é tão perigoso quanto assumir o volante após ingerir álcool devido ao comprometimento que isso pode causar nos reflexos e na noção de espaço, entre outros fatores.
No período das 5h30 às 8h, 68 motoristas profissionais receberam da concessionária uma cartilha educativa do Programa Caminhos para Saúde, do Instituto CCR, com dicas para garantir uma viagem mais segura. Entre as orientações, a importância da parada a cada duas horas dirigidas e a necessidade de dormir antes de uma viagem. Uma equipe médica da concessionária aferiu a pressão arterial dos motoristas.
Sinais comuns de sonolência
Alguns sinais podem alertar o motorista quando ele está dirigindo com sonolência. As pessoas que dirigem até tarde da noite, por longos períodos de tempo ou com poucas horas de sono devem estar atentas para:
- Bocejar ou piscar com frequência;
- Dificuldade em lembrar os últimos quilômetros que esteve dirigindo;
- Dirigir em zigue zague na pista;
- Bater ou se aproximar do acostamento.
Ao observar algum dos sinais acima, a recomendação é estacionar o veículo o mais rápido possível em um local apropriado e seguro, como um posto de serviço, para descansar ou, se possível, trocar de motorista.