Economia

ACE – Baiano mostra que é possível realizar sonhos

Com seu jeito simples e irreverente de contar "prosa", Baiano emocionou e arrancou gargalhadas do público presente

A história de superação de um nordestino que chegou a Guarulhos com R$ 190 e iniciou seu sonho em se tornar empreendedor lotou na última quinta-feira, 24 de maio, o auditório Luis Roberto Mesquita, na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE). Trata-se do empresário e diretor da ACE, Gerson Santana Silva, o Baiano, que ministrou a palestra "Empreender é possível", que trata de sua trajetória de sucesso.

Com seu jeito simples e irreverente de contar "prosa", Baiano emocionou e arrancou gargalhadas do público presente, que pôde conhecer um pouco como o empreendedor construiu seu pequeno império formado por três lojas da Casa de Máquinas do Baiano e um depósito de bebidas que fica no Rio de Janeiro.

Baiano contou que chegou a Guarulhos vindo de Salvador, na Bahia, sem nenhum dinheiro no bolso. Morou em uma casa simples na região do Pimentas e na mesma região, com apenas R$ 190 comprou uma prateleira e bancada para iniciar sua oficina de consertos de máquinas de costuras. O talento fez com que seu negócio começasse a crescer e no ano de 2000 procurou o Sebrae-SP em busca de capacitação e o incentivo a aprender a ler e escrever.

Mesmo após ter recomeçado por diversas vezes o seu negócios, ser sequestrado, o empresário não desistiu de seu sonho. "O empreendedor tem que dormir pensando e acordar fazendo e sempre estive disposto a fazer tudo para melhorar de vida", disse o entusiasmado Baiano, que sempre acreditou em seu sonho.

O vice-presidente de indústria da ACE, Carlos Dias, que é empresário do setor têxtil, disse considerar Baiano um amigo, além de exemplo de vida. "O Gerson é um exemplo de formação de caráter, de valores que vem de berço, além de nos mostrar que o nosso sonho tem que estar alinhado a nossa fé", falou.

Alessandro Paes dos Reis, gerente regional do Sebrae-SP, contou que a instituição tem no Baiano um "case" de sucesso profissional. "Nós no Sebrae temos a premissa que é preciso saber escutar e aprender, e o Baiano é um exemplo desta experiência rica em empreendedorismo", contou.

O evento contou ainda com o lançamento oficial do livro "Baiano – Empresário, Empreendedor e Analfabeto", biografia escrita por Anderson Bontorim. Entre os presentes estavam os vereadores Eduardo Kamei (PTB) e Wagner Freitas. (PP).

Posso ajudar?