Economia

ACE – Chineses querem estreitar relacionamento com empresários

Encontro "Oportunidades de Negócios com a China para Empresários Brasileiros" tratou do tema na associação

"Guan Xi". Esta palavra chinesa que significa ‘relacionamento pode definir a real intenção dos chineses pelo Brasil. O grande país asiático, que já figura como o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, quer estreitar seus negócios com empresários brasileiros. E o assunto foi tema de palestra que ocorreu na última terça-feira, 10 abril, na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos).

O encontro "Oportunidades de Negócios com a China para Empresários Brasileiros", realizado em parceria pela ACE-Guarulhos e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), teve por objetivo principal mostrar aos participantes que a China, ao contrário do que se fala, quer manter com os brasileiros uma via de mãos dupla no relacionamento internacional. É por conta disto que o Governo Chinês tem na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China o principal aliado para desmistificar a imagem dos chineses.

"Não podemos culpar a China pelo "Custo Brasil", que é um dos mais altos do mundo. Nossa missão, quanto Câmara do Comércio, é de apresentar empresas idôneas chinesas que querem fazer negócios com os brasileiros", disse o gerente geral da CCIBC, Alexandre Karabolad.

O diretor de comércio exterior da ACE, José Roberto Vitorelli, que conduziu o encontro, ressaltou a importância do comércio internacional para o Brasil. "O comércio exterior é uma roda que não tem mais volta, por isso precisamos aprender a ser mais competitivos", ressaltou.

Posso ajudar?