Guarulhos é o segundo maior município em formalização no Estado, atrás somente da Capital. A informação foi passada na manhã de ontem, no Paço Municipal, durante a cerimônia de entrega de licença de funcionamento para cerca de 100 novos empreendedores individuais (EI). A cidade já possui mais de 18 mil EIs.
O evento contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida (PT), do presidente do Sebrae-Nacional, Luiz Barreto; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, Jorge Taiar; do superintendente da ACE, Maurici Dias Gomes, do gerente regional do Sebrae-SP, Alessandro Paes dos Reis; entre outras autoridades.
Jorge Taiar ressaltou aos empreendedores presentes que o projeto que deu origem a Legislação do Microempreendedor Individual originou-se dentro do sistema das Associações Comerciais. Taiar aproveitou para elogiar o empenho do prefeito Sebastião Almeida em tornar a cidade referência em formalizações. "O prefeito Almeida tem mostrado que se preocupa com os empreendedores, especialmente por se esforçar na implementação do projeto Cidade Empreendedora", disse.
Luiz Barreto, presidente do Sebrae-Nacional, disse que o país conta, hoje, com mais de 2,5 milhões de EIs. Ele também elogiou as ações do município e ressaltou a importância das parcerias. "O Sebrae- não faz nada sozinho. Nós trabalhamos sempre em parceria onde todos remam na mesma direção", ressaltou.
Já o prefeito Almeida mostrou entusiasmo ao ver que as pessoas tem buscado, cada vez mais, serem donos de seus negócios. Ele disse ainda que a administração pública tem trabalhado no sentido de contribuir com o crescimento dos novos empreendedores. "Nosso papel é mostrar que o poder público pode garantir mais segurança para os empreendedores individuais. Que eles não precisam trabalhar na clandestinidade, escondidos, no anonimato", disse.
O projeto "Cidade Empreendedora" é uma ação da Prefeitura Municipal e do Sebrae-SP, e que conta com o apoio institucional da ACE-Guarulhos e o apoio do ENIAC, Intelecta, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.