Economia

ACE – Conectividade Social: empresas precisam se adequar a Certificação Digital

Serviço desenvolvido pela Caixa Econômica Federal garante segurança pra empreendedores

Empresas com até 20 funcionários que necessitam acessar o canal Conectividade Social, no site da Caixa Econômica Federal (CFE), terão que adquirir Certificado Social até 1º de julho para usufruir do serviço oferecido pelo banco estatal (Confira cronograma acimia). Ao longo do ano novas empresas deverão aderir à nova tecnologia.

O Conectividade Social ICP é a evolução do Conectividade Social já utilizado anteriormente nos processos relacionados do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e outros produtos sociais. A diferença é que com a Conectividade Social ICP, o acesso ao canal é totalmente online eliminando a necessidade de instalação de softwares para transmissão de arquivos de FGTS, por exemplo.

O serviço é um canal eletrônico de relacionamento desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e disponibilizado gratuitamente às empresas. É utilizado para a transmissão, via internet e no ambiente da própria empresa, dos arquivos gerados pelo programa SEFIP – Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, sem a necessidade de encaminhamento dos disquetes ao banco quando do recolhimento de FGTS e/ou prestação de Informações à Previdência.

A Conectividade Social ICP também permite acesso às informações do FGTS dos trabalhadores vinculados à empresa, assim como a realização de outras transações relacionadas à transferência de benefícios à sociedade. Alterações cadastrais e comunicações de afastamento do empregado, também serão feitos via internet.

A Certificação Digital é a chave de entrada para a Conectividade Social ICP, ou seja, para ter acesso ao canal é necessário ter um certificado digital emitido de acordo com as regras da Infraestrutura de Chaves Públicas e Privadas – ICP – Brasil, estabelecidas pela MP 2.200/2001, por uma Autoridade Certificadora.

O Certificado Digital pode ser adquirido na Casa do Empreender – sede da ACE-Guarulhos. Porém, para ter acesso ao serviço, o empreendedor precisa, primeiramente, acessar o site www.aceguarulhos.com.br/certificadodigital, adquirir um dos produtos – cartão, token ou software – e fazer o agendamento para validar a sua identidade digital.

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