Assim como os números divulgados pela Confederação Nacional do Comércio, Bens e Turismo (CNC), o Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos também apresentou queda em seus números no comparativo entre os meses de junho e maio deste ano. Segundo os dados da pesquisa, junho apresentou 157 pontos ante 166 do mês de maio.
O resultado apontado no mês de junho demonstra que o consumidor brasileiro está preocupado com possíveis reflexos da crise financeira europeia na economia brasileira.
"A própria equipe econômica do governo brasileiro deve rever para baixo os números referentes ao Produto Interno Bruto (PIB). No primeiro semestre, o crescimento da economia brasileira ficou aquém do esperado. Para quem empreende, fica o sinal de alerta, para que tenham muita cautela na hora de comprar novas mercadorias e, também, na hora de vender", completou Jorge Taiar, presidente da ACE-Guarulhos.
A pesquisa da ACSP/Ipsos aponta que 51% dos entrevistados consideram a situação financeira atual boa, ante 48% em junho de 2011 e 49% em 2010; já em relação a maio deste ano o índice permaneceu estável. Quanto à situação financeira futura 55% dos entrevistados acreditam que deve melhorar, enquanto em maio deste ano eram 59%.
Regiões – As regiões Norte/Centro-Oeste continuam sendo as mais otimistas, ainda que registrando uma ligeira queda: de 198 pontos em maio para 193 em junho. A seguir vem a região Sul com 180 pontos em junho, contra 186 em maio de 2012.
Depois está à região Sudeste, com 170 pontos em junho, contra 178 pontos em maio. E, finalmente, a Nordeste, com 120 pontos em junho, contra 128 pontos em maio.