O bom atendimento ainda continua sendo o principal ingrediente na arte da conquista do consumidor, pois é assim que pensa a Operadora de Máquinas, Ana Cristina Freitas ao falar sobre o Dia do Cliente, data celebrada em todo país nesta quinta feira, 15 de setembro.
Ana é taxativa quanto ao assunto. "O cliente tem que ser sempre bem atendido. Esta é a melhor relação que deve ocorrer", afirmou.
O aposentado Josué Conceição acredita que os consumidores brasileiros tem muito a comemorar, principalmente pelo bom momento econômico vivido pelo país que tem proporcionado maior acesso ao consumo. Conceição aproveita para falar sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que comemorou no último dia 10 de setembro, 20 anos. "O cliente tem que utilizá-lo. Eu nunca precisei, mas sei que é uma arma muito importante para os consumidores", disse.
Do outro lado do balcão, o empresário Gerson Santana Silva, diretor da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) e proprietário da Casa de Máquinas do Baiano, não se cansa de agradecer aos seus clientes. Há seis anos, Baiano – como o empresário é conhecido – realiza uma festa nas três unidades de sua loja. "É o cliente quem sustenta nossas lojas, por isso ele tem que ser valorizado. Temos que reconhecer tudo o que eles fazem por nós durante o ano", falou.
Baiano é taxativo ao dizer que falta reconhecimento por parte dos empresários do setor varejista. "Um dos maiores erros dos comerciantes é olhar somente para o número de vendas que realiza, deixando de lado o consumidor", afirmou.
O presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, enumerou as diversas atividades que a entidade promove com objetivo de capacitar os trabalhadores do comércio. Taiar cita a palestra "Excelência no atendimento ao cliente", ministrada pela especialista Fátima Rizzo. "É função da entidade promover o desenvolvimento dos empresários, bem como de seus colaboradores. Desta forma acredito que estamos colaborando para que o consumidor receba um excelente atendimento", disse.
Os comerciantes devem seguir o exemplo de Baiano. "O Baiano é o melhor exemplo que nós comerciantes temos que nos espelhar. Ele investe do próprio bolso, além de contar com o apoio de parceiros, para organizar uma festa em homenagem a quem lhe ajuda durante todo o ano", disse.