Economia

ACE defende mais debates antes da implementação do Rodoanel

A entidadeestá preocupada com o impacto que a obra poderá causar ao meio ambiente

A possibilidade de secção da cidade de Guarulhos com a implementação do trecho Norte do Rodoanel Governador Mário Covas, assim como ocorreu com o advento das rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna, são os principais motivos que levam a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) a reivindicar mais debates para a consolidação do traçado final da rodovia.

A ACE, que já oficiou a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A) com as reivindicações da entidade, acredita que o traçado proposto pode proporcionar, novamente, a divisão do município de Guarulhos, sobretudo a remoção das famílias que residem na área proposta para passar o Rodoanel. A entidade, assim como a Prefeitura de Guarulhos, também está preocupada com o impacto que a obra poderá causar ao meio ambiente.

"A obra é importante, mas não podemos aceitar ver bairros sendo separados por conta de uma rodovia, assim como ocorreu com a implementação da rodovia Presidente Dutra e da Ayrton Senna. É preciso, acima de tudo, que esgotemos o debate para que o melhor projeto prevaleça", disse Lourenço.

Em Guarulhos, aproximadamente 1,2 mil famílias devem perder suas casas e outras quatro mil residências deverão ficar isoladas, já que o traçado que passará por Guarulhos não prevê a construção de túneis, como ocorrerá no trecho da capital paulista.

Outro problema, conta Wilson Lourenço, é que a obra deverá passar sobre um reservatório de água, além de uma estação de tratamento de esgoto na região do bairro do Cabuçu, sem contar a centena de áreas que servirão de "bota fora".

Por conta das indefinições do traçado, moradores de bairros da zona norte da capital paulista, além das prefeituras de Guarulhos e Arujá, estão unindo forças para pedir alterações na obra.

O trecho Norte do Rodoanel terá extensão de 42,8 Km e um investimento estimado de R$ 5 bilhões. De acordo com a Dersa, os estudos apontam para a construção do traçado rodeando o lado sul da Serra da Cantareira. O início das obras está previsto para 2011, com previsão de término em 2014.

Veja a opinião da entidade:

1. Ser o Rodoanel – Trecho Norte uma obra necessária e importante para a região metropolitana;
2. Que existe a necessidade de um prazo maior de avaliação do projeto, seu traçado e seus impactos, com a participação dos interessados;
3. A necessidade de esgotar os estudos para identificar o melhor traçado para a cidade e para a população de Guarulhos e para a Dersa;
4. Devem ser apresentadas soluções para a segregação dos bairros, não separando os bairros existentes, removendo 100% dos moradores;
5. Sejam adotadas regras claras para o destino das famílias, empresas e empreendimentos atingidos, para que não seja agravado o problema habitacional de Guarulhos;
6. Que sejam apresentadas medidas compensatórias para Guarulhos, tanto ambientais quanto de obras acessórias ao projeto;
7. Entre as medidas compensatórias, é imprescindível a implantação de uma avenida marginal paralela ao Rodoanel que interligue os bairros atingidos, evitando os futuros conflitos entre a municipalidade e a concessionária para viabilizar travessias sob a obra.

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