Atrás de datas como Natal e Dia das Mães, o Dia dos Pais, comemorado em todo país no próximo domingo, 14 de agosto, é considerada a terceira melhor data em vendas para o comércio. A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), por sua vez, incentiva os consumidores guarulhenses a comprarem na cidade, além de promover cursos e palestras voltados para a capacitação dos trabalhadores do setor.
Com objetivo de ajudar os comerciantes a venderem mais no Dia dos Pais, a ACE-Guarulhos conversou com o professor universitário e diretor de marketing da entidade, Jacques Miranda, que elaborou um roteiro com as principais dicas para que os comerciantes possam vender mais nas datas comemorativas, além de preparar suas vitrines e seus estoques:
1 – Tenha sempre parâmetros para negociação, ou seja, nunca "engesse" seus vendedores. Sempre pense em uma margem de negociação, seja desconto para compra de mais um item ou pagamento em dinheiro. O consumidor moderno é muito exigente.
2 – Treine seus colaboradores para sejam pessoas bem humoradas e nunca ranzinzas. Nenhum consumidor suporta cara feira. Mas, cuidado: às vezes as brincadeiras podem não dar muito certo.
3 – Lembre que o cliente fornece algumas pistas para que você satisfaça sua necessidade de consumo. Estas pistas podem estar em várias partes. Lembro de uma história de um vendedor que vendeu para um cliente só porque viu uma tatuagem no braço dele com o nome de sua filha. Perguntou a idade, etc. e vendeu.
4 – Vigie a aparência tanto da loja quanto de seus colaboradores. Homens e mulheres tem que estar impecáveis sem exagero. Lembre-se que vamos receber as pessoas em nossa casa e se possível, mantenha uma pessoa na porta para dar o tradicional "bom-dia/tarde/noite".
5 – Com a onda do "atender mal o cliente" em moda, as empresas que "atendem bem o cliente" passam a ser referência. Explore este diferencial.
6 – Identifique o seu cliente pelo nome. A dica é dizer o seu nome primeiro: Meu nome é João. Qual o seu?
7 – Em vez de dizer "É SÓ ISSO?" Diga: nós temos meias, cintos, bolsas, não quer dar uma olhadinha?" Esta atitude ajuda o consumidor a decidir pois em apenas 40% dos casos, os consumidores sabem exatamente o que desejam comprar.
8 – Busque inserir metas para as vendas e premiação para a equipe. A meta é importantíssima porque coloca um objetivo. Todos nós precisamos de objetivo. Associe o alcance desta meta com uma premiação para a equipe. Isso irá criar um bom ambiente de trabalho cujo clima positivo envolverá positivamente o seu cliente.
9 – Policie a postura dos vendedores na loja. Não deixe que eles fiquem encostados na parede, prateleiras e balcões. O Cliente ao entrar na loja, nunca deve ter a sensação de que está ‘atrapalhando.
10 – Treine sempre os seus colaboradores. O ser humano precisa ser sempre treinado. O consumidor está cada vez mais exigente e as técnicas estão sendo aprimoradas.
Informações e dúvidas contate o departamento de desenvolvimento empresarial da ACE-Guarulhos: 2137-9331.