O "Cooperativismo" e o "Associativismo" como caminhos para o desenvolvimento organizacional. Este foi o principal objetivo da palestra sobre estes dois conceitos que ocorreu na última quinta-feira, 28 de junho, na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE). O encontro organizado pelas integrantes do Conselho da Mulher Empreendedora (CME) contou com a presença de empresários e autoridades.
Entre os presentes estavam o presidente da ACE, Jorge Taiar, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos de Almeida, a diretora do CME-Guarulhos, Regina Yabú Pavanello, além dos palestrantes Wagner Antico (consultor do programa Empreender Guarulhos) e Hugo Mesquita (diretor-presidente do Sicoob-Cantareira).
Confortável para falar sobre os temas, Jorge Taiar disse que tanto o Cooperativismo quanto o Associativismo são bandeiras defendidas há 49 anos pela ACE-Guarulhos. "Os dois conceitos são princípios de nossa entidade, que entende que, por meio deste caminho, torna-se mais fácil o crescimento e o desenvolvimento de uma empresa", disse.
Regina Yabú Pavanello convidou as mulheres presentes a integrarem o CME-Guarulhos e ressaltou a importância do encontro. "Nós estamos plantando uma ideia positiva em nossas empresas", ressaltou.
O diretor-presidente do Siccob-Cantareira, Hugo Mesquita, primeiro palestrante da noite, falou sobre o "Cooperativismo". Mesquita explicou que o conceito não pode ser considerado assistencialista, ao contrário, deve ser encarado como um negócio. "O cooperativismo foi criado para atender o dono do negócio, ou seja, o cooperado, que em sua maioria são empresários", explicou.
Já o consultor do Empreender-Guarulhos, Wagner Antico, que falou sobre o tema "Associativismo", contou aos presentes que o conceito é utilizado por ele e os empresários em todas as reuniões do Empreender. "Espero que todos tenham entendido que o associativismo pode contribuir para o crescimento de suas empresas. Mostrei, sobretudo, a importância de fazer parte de uma entidade como a ACE-Guarulhos, que mostra diariamente a razão da existência do conceito", contou. Informações: 2137-9333.