O Dia Mundial do Meio Ambiente foi marcado por uma especial celebração na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE). Isto porque a entidade e o Instituto Recicla Cidadão entregaram ontem, um certificado a diversas empresas e entidades que contribuíram com as ações ambientais implementadas nos últimos cinco anos pelo instituto.
Fundado por William Paneque há cinco anos, o Instituto Recicla Cidadão vem promovendo juntamente com a ACE-Guarulhos ações em prol do meio ambiente, como a coleta seletiva de lixo, o recolhimento do lixo eletrônico, além de atividades culturais.
Paneque, que também é diretor de meio ambiente da ACE, ressaltou que a reunião dos empresários que contribuíram com as ações do instituto, tem por objetivo principal a prestação de contas, além de divulgar o trabalho de uma instituição que implementou na cidade um processo e conscientização da coleta seletiva. "Outras cidades já copiaram o modelo do Instituto Recicla Cidadão, que nasceu com a missão de permitir a inserção digna do catador. Para que o projeto desse certo fui me capacitar, já que não era ligado ao segmento", disse Paneque.
Jorge Taiar, presidente da ACE, ressaltou que o problema do lixo é cada dia mais sério no mundo e que por isso é preciso mais empenho do poder público em causa como as do Instituto Recicla Cidadão. "Precisamos de políticas públicas para que seja feito o recolhimento e o destino adequado do lixo, sobretudo aquele que pode ser reciclado", ressaltou.
Além dos empresários homenageados, o evento contou com a presença do vice-presidente de comércio da ACE, Luciano Maciel; do diretor da Distrital Cumbica, Gerson Santana Silva; do presidente da Asec, Aarão Ruben; e dos vereadores Guti (PV) e Luiza Cordeiro (PCdoB).