A política é conhecida como a arte de se negociar, de convencimento de autoridades sobre caminhos a serem adotados que beneficiarão a coletividade. É partindo desta premissa que a diretoria executiva da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) recebeu ontem, em sua sede, vereadores guarulhenses para expor propostas de Projetos de Lei (PL) a serem implementados na cidade e que beneficiem o setor empresarial, bem como a população.
Entre os vereadores presentes estavam Eduardo Kamei Yukisaki (PSDB), Gustavo Costa (PMDB), Novinho Brasil (PTN) e Eduardo Carneiro (PSL). Os parlamentares receberam do presidente da ACE, Wilson Lourenço, um documento com oito propostas de projetos de Lei para a cidade, tais como: criação da Junta de Recursos para julgamento em segunda instância dos recursos relacionados à Secretaria do Meio Ambiente; Uniformização dos prazos para o contribuinte recorrer de decisões administrativas; competência da Jurel; subsídios para os integrantes da Jurel; alíquota única de 2% do ISS para micro e pequenas empresas, extinção da tarifa mínima de água; entre outras.
Os vereadores elogiaram a iniciativa e ressaltaram que é preciso fazer um trabalho político para convencer os parlamentares quanto às propostas. O tucano Eduardo Kamei ao falar sobre a extinção da taxa mínima de água sugeriu caminhos para o debate. "Temos dois caminhos: forçamos a apresentação do projeto em conjunto [entre mim e o Guti], ou o que considero melhor, apresentamos a proposta a comissão de legislação participativa", sugeriu.
O vereador Eduardo Carneiro (PSL), que faz parte do grupo conhecido como "Centrão" ao lado de Novinho Brasil, ressaltou a importância do trabalho político que precisa ser feito. "Juntos nós temos mais força, já separados, não", completou.
"Queremos estreitar nosso relacionamento com os vereadores apresentando ações propositivas para a cidade", falou presidente da ACE, Wilson Lourenço.
A entidade convidará outros parlamentares para participarem da reunião. Dos vereadores presentes, Novinho Brasil e Eduardo Carneiro manifestaram o desejo de acompanhar as reuniões da diretoria executiva.