O esforço conjunto das principais entidades guarulhenses em prol das vítimas das enchentes e deslizamentos provocadas pelas fortes chuvas que incidiram sobre algumas regiões do país neste início de ano resultou na arrecadação de mais de 40 toneladas de donativos, que já estão sendo levadas para as áreas atingidas.
A campanha SOS Enchente arrecadou 1.700 cestas básicas, 500 kits de higiene e limpeza, 17 mil litros de água, mais de 15 mil peças de roupas, mais de 2 mil pares de sapatos, 800 peças de roupa de cama e banho, além de 20 mil itens como fraldas, pasta de dente, sabonetes e água sanitária.
Todo o material arrecadado pelas entidades foi levado para a Associação Cristã de Moços (ACM). No local, os produtos foram separados e encaminhados para o destino. Os donativos foram revertidos ao Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos e para a cidade de Atibaia. Para as vítimas no Estado do Rio de Janeiro, as doações foram encaminhadas ao Rotary Club da cidade de Itaboraí que encaminhará os produtos para as regiões atingidas.
"O importante foi que todos trabalharam em conjunto, ou seja, remaram para o mesmo lado", completou o presidente da Associação dos Empresários de Cumbica, Aarão Ruben de Oliveira.
Oliveira ressaltou ainda a necessidade de material humano na separação dos donativos. "Se cada um pudesse separar uma hora de seu dia para ajudar na separação seria muito importante para a campanha", ressaltou.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Wilson Lourenço, disse que a campanha foi importante para o trabalho em conjunto das entidades. "Foi importante ver que nesta campanha não houve bandeira de entidade. Todos estavam juntos em prol de um objetivo, e o resultado foi este expressiva arrecadação de donativos", disse.
A campanha contou com a colaboração da ACM, ACE-Guarulhos, Asec, Ciesp-Guarulhos, Conseg Bom Clima e Conseg Cumbica, e dos principais veículos de comunicação da cidade. As doações podem ser entregues na Casa do Empreendedor – sede da ACE, que fica na avenida João Bernardo Medeiros, 278, Bom Clima. Informações: 2137-9333.