Neste domingo, 5 de junho, foi comemorado o Dia do Meio Ambiente. O tema, que anda em alta no mundo por conta da mudança no clima, é também debatido com responsabilidade pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE). A entidade, nos últimos, anos vem contribuindo com o Planeta por meio de uma parceria com o Instituto Recicla Cidadão.
O acordo com a organização, conduzido pelo diretor de meio ambiente da ACE, William Paneque, permite a destinação ao Recicla Cidadão de todo o material reutilizado produzido na Casa do Empreendedor. Em todos os andares da sede da entidade, lixeiras devidamente identificadas orientam os colaboradores sobre qual tipo de material que deve ser colocado em qual local, seja plástico, metal, papel e vidros, além de enormes latas de lixo que ajudam no processo inicial de triagem do material, que em sua totalidade é destinado ao Instituto Recicla Cidadão.
Até mesmo os papéis utilizados para a confecção de documentos e os cartões de visita dos diretores e colaboradores da ACE-Guarulhos, são produzidos em papel reciclado.
"Pode ser uma pequena atitude, mas nós fazemos a nossa parte, sobretudo porque todo o material coletado é destinado a uma instituição séria e que além de proporcionar a coleta seletiva do lixo em Guarulhos, realiza importantes ações sociais", disse Jorge Taiar, presidente da ACE-Guarulhos.
William Paneque, que defende ações mais efetivas do poder público em relação à coleta seletiva, considera a ACE uma importante parceira. "Nossa parceria com a ACE é uma prova do que é possível ser feito em prol do meio ambiente e do município. A entidade tem apoiado as ações promovidas pelo instituto por acreditar que todos devem fazer a sua parte com ações positivas e concretas e resultados reais", falou.
De acordo com Paneque, a ACE, juntamente com outras entidades estão formando o certificado de empresa Amiga do Meio Ambiente.
Outra importante parceria realizada em conjunto entre a ACE e o Recicla Cidadão é a campanha permanente "Doe seu lixo eletrônico", implementada no final de 2009. De lá pra cá, toneladas de materiais como pilhas, eletroeletrônicos, computadores, baterias, celulares, entre outros, são coletados por meio de lixeiras colocadas na Casa do Empreendedor e em videolocadoras parceiras do programa.