A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos intermediou Acordo Coletivo de Trabalho que cria, entre outras coisas, novas atividades para o setor varejista supermercadista em Guarulhos e outras cinco cidades da região do Alto Tietê: Arujá, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos.
O documento, assinado nesta segunda-feira, 27/07, na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários), prevê a geração de novas vagas de emprego para idosos e para jovens que procuram a primeira oportunidade de trabalho.
“É um acordo que traz benefícios tanto para os empregadores quanto para os funcionários, que têm novos benefícios. A possibilidade de contratação de jovens e de idosos é outra vantagem que conseguimos garantir com a nova convenção”, explicou o presidente da ACE-Guarulhos, Silvio Alves.
Pelas novas regras, o idoso não poderá exercer atividades prejudiciais a sua saúde nem mesmo à sua condição física, como atuar em locais e condições insalubres ou perigosas; ou deslocar mercadorias que exijam esforços além de sua capacidade física.
O documento prevê, também, a contratação de jovens para vagas de Auxiliar, com funções como empacotar mercadorias; auxiliar o comprador no transporte das mercadorias; ou auxiliar a reposição de produtos. Os adolescentes da nova função ficam obrigados, mensalmente, a comprovar a frequência a cursos escolares regulares.
O acordo, que definiu o reajuste salarial da categoria para os exercícios 2019/2020 e 2020/2021, prevê uma série de benefícios, como a flexibilização de compensação de folgas; admissão de jornadas diferenciadas de trabalho; e estabilidade para aposentados e gestantes.
“Quando as entidades dialogam todos ganham. Quem emprega e quem procura emprego. O empresário e o funcionário”, afirmou o advogado do Sincomerciários, Jorge Bascegas, que representou o presidente Walter dos Santos. Estiveram presentes na reunião que ratificou o acordo representantes de vários supermercados de Guarulhos e demais cidades da região do Alto Tietê.