A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) irá realizar nesta sexta-feira, dia 8, a partir das 15h, uma assembleia extraordinária com a finalidade de alterar os Estatutos. Uma das principais mudanças se refere ao mandato da diretoria, que – se aprovada – coincidirá com o do prefeito da cidade. Na prática, permitirá que o atual presidente, e empresário Silvio Alves, possa disputar mais uma eleição.
A decisão pela assembleia foi definida em reunião extraordinária da Diretoria Executiva no formato online, realizada na última segunda-feira. Segundo a assessoria da ACE, a reunião de diretoria atendeu a solicitação feita pelo Conselho Deliberativo e foi registrada em ata. “Os diretores presentes apoiaram a aprovação de um estatuto mais assertivo, moderno e democrático”.
No entanto, atuais diretores e ex-presidentes da entidade, como Luís Roberto Mesquita, Wilson Lourenço, Wilian Paneque e Jorge Taiar, além de lideranças empresariais como Carlos Dias e Valdir Pinto, aliados de Silvio Alves, em redes sociais, passaram a demonstrar seus descontentamentos com a decisão e prometem tentar impedir a mudança.
Caso a mudança do estatuto seja aprovada, Silvio Alves poderá disputar mais uma eleição e estender seu mandato por mais três anos até o final de 2028. Até o final de de 2025, ele somará seis anos no comando da ACE. Foi eleito para um primeiro mandato de dois anos e reeleito para mais dois. No entanto, diante da pandemia, teve uma das gestões prorrogada por mais dois anos.
Segundo os opositores, a mudança do estatuto irá permitir a reeleição dos próximos presidentes sem limite de mandatos, o que “vai contra o princípio da alternância de poder, que é essencial para uma gestão saudável e democrática”, diz um manifesto postado nas redes sociais pelo grupo.


