Preservar o meio ambiente e reciclar o cidadão. Este é o lema do Instituto Recicla Cidadão, organização não governamental associada e parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) que completa neste ano três anos de atividades. O diretor do instituto, William Paneque, que também é diretor de Meio Ambiente da ACE, fez uma prestação de contas das ações desenvolvidas pela entidade.
Paneque explicou que o instituto já faz o recolhimento de lixo reciclável em 22 bairros da cidade, atendendo mais de quatro mil famílias nos limites do município. Já com a ACE, o diretor destacou a parceria na implementação da coleta seletiva na Casa do Empreendedor – sede da ACE, no desenvolvimento do Movimento Cultural Recicla Cidadão e na implementação do projeto "Doe seu lixo eletrônico".
No entanto, o diretor fundador do instituto enfatizou a importância de se fazer políticas públicas para o setor. "Não adianta somente coletarmos o material se não conseguimos dar vazão ao que recolhemos. É preciso, acima de tudo, de políticas públicas voltadas para o setor", disse.
Wilson Lourenço, presidente da ACE, elogiou o trabalho do Instituto e alertou. "É preciso termos consciência de nossa responsabilidade neste planeta, e nos preocuparmos cada vez mais com o meio ambiente"..
Quem também parabenizou o trabalho desenvolvido foi o engenheiro civil e especialista em recursos hídricos, Plínio Thomaz. "O trabalho desenvolvido, com certeza, ficará na história de Guarulhos", profetizou.
No final, Paneque presenteou os membros da diretoria presentes com um informativo sobre os três anos do instituto e um pano de prato feito de material reciclável.