Economia

ACE – Palestra na associação Guarulhos ensina a importância da educação financeira

Julio Santos falou aos presentes ainda sobre os problemas econômicos mundiais e seu impacto na microeconomia

O que problemas econômicos que vem ocorrendo em países da zona do Euro como a Grécia e Itália têm a ver com o descontrole financeiro das famílias brasileiras? A pergunta pode até soar estranha, mas o educador financeiro, Júlio Santos, considera a crise europeia um sinal importante do endividamento das pessoas. Em palestra ministrada na última quarta-feira, 16 de novembro, na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Santos falou sobre a importância da educação financeira ser implementada nas famílias brasileiras.

Segundo Santos, a disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo é vital para evitar a inadimplência e, principalmente, os riscos à saúde física, mental e emocional.

Santos contou que mais da metade dos brasileiros gastam mais do que ganham e que o problema não é restrito somente aos assalariados, mas, também, atingindo endinheirados espalhados pelo país. "As pessoas quanto mais trabalham, mais ganham e mais gastam. O descontrole financeiro é um problema mundial", disse.

Em sua palestra o educador contou que educação financeira não se resolve com planilhas, e, sim, dentro de casa e na escola. "É essencial ensinar aos nossos filhos sobre o controle financeiro que nada mais é do que aprendermos a ter uma atitude reflexiva", contou.

O ciclo de endividamento dos brasileiros, que cada vez mais recorrem ao cheque especial, ao crediário, ao crédito consignado, empréstimos com amigos e familiares, antecipação do Imposto de Renda a receber e do 13º salário, tem provocado sintomas como: demissões provocadas, problemas conjugais, problemas de saúde, produtividade reduzida, desmotivação e baixa autoestima, atrasos e faltas no trabalho, entre outros. "É preciso ter um consumo consciente e saudável", completou Santos.

Posso ajudar?