Vinte e nove anos e uma incansável vontade de viver e superar obstáculos. Este é Paulo Eduardo Chieffi Agaard, o Pauê, que em palestra que ocorreu na última quarta-feira, 9, na FIG-Unimesp, revelou a uma plateia de mais de mil pessoas que nem mesmo a perda de parte das duas pernas o impediu de inovar e empreender na vida.
Pauê, que vive na cidade de São Vicente, litoral sul paulista, contou que aos 18 anos perdeu parte de suas pernas ao ser atropelado por um trem. O trauma vivido nos primeiros meses foi substituído por uma vontade tremenda de romper barreiras por meio de caminhos que mais gostava de trilhar: o esporte.
O surfe retornou a sua vida, virou atleta de triatholon, de canoagem e palestrante, empreitada que vem enfrentando nos últimos anos e que já soma mais de 400 encontros pelo país. "O trem que me atropelou foi o que abriu as portas para um novo caminho. Parei e pude identificar oportunidades. O acidente me trouxe coisas boas", disse.
Para a platéia em sua maioria estudantes da FIG-Unimesp, Pauê enumerou o que é preciso ter para se encontrar o sucesso: Planejamento, Determinação, Coragem, Integração, Motivação, Alegria, Comprometimento, Amor, Humildade e Fé. "O poder das decisões esta em nossas mãos, se nos escondemos do mundo, estamos nos escondendo, também, das oportunidades", revelou.
De volta à faculdade na qual se formou administrador de empresas na década de 90, o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, considerou a palestra uma história de vida. "O Pauê é um exemplo de superação e que deve ser seguido por todos, especialmente a nós empreendedores, que podemos ir longe se acreditarmos em nossos potenciais", disse.
Amigo de Pauê, Alessandro Paes dos Reis, gerente regional do Sebrae-SP em Guarulhos, ressaltou a capacidade do esportista em transformar sonhos em oportunidades. "Empreender acima de tudo é sonhar, planejar e executar. O Pauê nada mais é do que um realizador de sonhos. Tudo o que ele visualiza ele transforma em oportunidades", ressaltou.
Para o coordenador do curso de administração da FIG-Unimesp, Eduardo Gimenes Romero, a palestra foi de suma importância para os alunos. "O encontro agregou muito, tanto para os alunos quanto para os professores. O reflexo disto foi à manifestação dos alunos que parabenizaram pela palestra. Realmente, a história do Pauê é motivadora", disse.
Participaram do encontro o superintende da ACE-Guarulhos, Maurici Dias Gomes e professores da FIG-Unimesp. A palestra foi uma iniciativa da ACE-Guarulhos, da FIG-Unimesp e do Sebrae-SP.