Economia

ACE – Pedidos de falência crescem no país em julho

No acumulado do ano, o crescimento foi de 17,4% ante o mesmo período de 2011

O número de pedidos de falência no país subiu 29,4% em julho em comparação ao mês de junho. Os dados são da Bao Vista Serviços, empresas que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). No acumulado do ano, o crescimento foi de 17,4% ante o mesmo período de 2011.

Os dados, de abrangência nacional, revelam também que em relação a julho de 2011, os pedidos de falência apresentaram alta de 22,2%. Já em relação as falências decretadas os dados apontam para um declínio de 10,2% em julho e em relação aos sete primeiros meses de 2012 um aumento de 0,8%.

Os números da Boa Vista Serviços apontam ainda para um crescimento nos pedidos de recuperação judicial e do deferimento dos pedidos de recuperação em julho e uma forte tendência de alta no acumulado de 2012.

"A Associação Comercial de São Paulo já havia registrado um recuo da confiança do consumidor na comparação entre junho e maio deste ano, além do aumento da inadimplência. Tudo isto tem como reflexo a queda na atividade econômica brasileira, o que diminui a capacidade de pagamento e, consequentemente, no aumento dos pedidos de falências das empresas", disse Jorge Taiar, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).

Empresas – O quadro mostra que as micro e pequenas empresas representam aproximadamente 77% dos pedidos de falências e 95% das falências decretadas no acumulado de 2012. A indústria, por sua vez, contribuiu com 39% dos casos, o setor de serviços 31% e o comércio 30%.

Posso ajudar?