Início » ACE – SCPC pode ser utilizado por empregadores na hora de contratar
Economia

ACE – SCPC pode ser utilizado por empregadores na hora de contratar

TST deu decição favorável à pesquisa por parte das empresas

O principal serviço da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), muito utilizado pelos associados à entidade para garantir mais segurança em suas transações comerciais, agora poderá ser utilizado para consultar o nome de candidatos a vagas de emprego. A decisão favorável aos empregadores foi reconhecida pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O ministro do TST, Ricardo de Lacerda Paiva, argumenta que o empregador tem acesso a cadastros públicos e que os utilizam como uma ferramenta na hora de selecionar um candidato.

A polêmica sobre a utilização de banco de dados de informações comerciais surgiu por conta da loja G. Barbosa Comercial Ltda., de Aracajú, que utilizava os serviços de consultas de crédito para seleção de candidatos.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, considera justa a utilização do SCPC como ferramenta em um processo seletivo. "Tenho a convicção que qualquer empregador busca no mercado o candidato com o melhor perfil para trabalhar em sua empresa, por isso considero justo a utilização do SCPC em processos seletivos. É apenas mais uma ferramenta que o empregador tem a sua disposição para avaliar como é a conduta do candidato", disse.

Para Jismália de Oliveira Alves, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), a situação é nova e, portanto, precisa ser debatida para não se causar injustiças. Ela ressalta, porém, que é preciso ter mais cautela e critérios em alguns casos. "Se o cargo exige que o empregado se relacione com dinheiro, o empregador necessita ser mais cauteloso", completou.

Já Stewalter Soares Moraes, da Shamar Consultoria em RH, relatou que a prática de consultar um candidato junto a banco de dados de informações cadastrais sempre existiu, mas não era muito difundido. "Não que a negativação de uma pessoa possa se tornar um empecilho para sua contratação, já que é algo que pode ocorrer com qualquer um, mas se é um caso de um devedor contumaz o caso deve ser mais bem analisado", falou.

Serviço – O SCPC é uma das principais soluções de negócios disponíveis aos associados à ACE-Guarulhos. Empreendedores interessados em se filiar a entidade podem solicitar a visita de um consultor por meio da Central de Relacionamento: 2137-9333. A ACE-Guarulhos fica na avenida João Bernardo Medeiros, 278, Bom Clima.