Economia

ACE – Wilson Lourenço representa a associação guarulhense no CMDU

Conselho formado por membros da sociedade civil e do poder público foi empossado nesta quinta

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) terá um importante papel na construção das diretrizes do novo Plano Diretor de Guarulhos que vem sendo debatido. Isto porque a entidade, por meio do ex-presidente da entidade, Wilson Lourenço, e o empresário Glauco Bellezzo representarão a ACE na nova gestão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU).

Os 16 novos membros do CMDU – que é composto por integrantes do governo municipal e da sociedade civil – foram empossados ontem, no Paço Municipal, pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e presidente da comissão, Álvaro Garruzi.

Garruzi enumerou os desafios que o CDMU deverá implementar na cidade, entre eles, uma legislação sobre o Impacto de Vizinhança, que já foi implantado na Capital Paulista. Ele ainda ressaltou a importância da comissão. "Um dos grandes desafios deste conselho é o zelo com as mudanças no zoneamento. É importante refletir que este conselho deve ser utilizado para analisar os assuntos pertinentes a nossa cidade", disse.

Wilson Lourenço, que foi classificado por Garruzi como um importante crítico de nossa cidade, questionou, novamente, qual a cidade que queremos para os próximos dez anos? Para ele, o conselho tem este papel de pensar a cidade. "O conselho tem amadurecido e isto é importante para que Guarulhos cresça cada vez mais", disse.

Glauco Bellezzo, que será suplente na comissão representando a ACE, corroborou com as palavras de Lourenço. "Nosso objetivo é o de colaborar e não de gerar polêmicas. Queremos mostrar que Guarulhos precisa de qualidade de vida", falou.

Joel Rodrigues dos Santos, que representa a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Município de Guarulhos (Asseag), sugeriu que a representação das entidades de classe nos conselhos municipais sejam repensadas. "Uma das coisas que precisamos rever é a participação das entidades profissionais nos conselhos. É preciso separar as entidades de forma que toda a sociedade possa ser representada", sugeriu.

Além de Lourenço, o conselheiro da ACE e presidente da Asseag, Eduardo Martins, participou da cerimônia de posse.

Posso ajudar?