Início » Acessa SP é aprovado por 98% dos usuários, aponta pesquisa Ibop
Serviços

Acessa SP é aprovado por 98% dos usuários, aponta pesquisa Ibop

A primeira pesquisa de opinião sobre o Acessa SP revela: 98% dos usuários aprovam o programa de inclusão digital do Governo de SP.

Aplicada no final de 2010 pelo Instituto Ibope Inteligência, a avaliação contou com entrevistas a usuários do serviço na capital e interior do Estado.

A nota atribuída ao programa foi 8,8, média dada também aos monitores, que auxiliam os cidadãos que necessitam de ajuda para o manuseio do computador ou na realização de serviços. A assiduidade dos usuários é característica nos postos do Acessa SP. Dos 400 entrevistados, 23% utilizam o serviço todos os dias e 24% de 3 a 4 vezes por semana.

Questionados sobre os serviços acessados, 66% dos entrevistados citaram envio e recebimento de email, 51% pesquisam vagas de emprego, 45% buscam lazer e entretenimento na web, 39% elaboram e enviam currículos, 35% fazem pesquisas escolares e 30% buscam serviços de utilidade pública. Apesar do estímulo do Acessa SP para a educação à distância, apenas 8% dos usuários pesquisados declararam buscar cursos realizados através da Internet.

No quesito satisfação, os resultados foram expressivos. O programa foi avaliado como ótimo ou bom por 92% dos usuários e 95% afirmaram que recomendariam o serviço para amigos e parentes. Mais de 80% dos usuários entrevistados declararam que o Acessa SP melhorou sua vida.

Perfil dos entrevistados
Do total de 400 usuários participantes da pesquisa de opinião sobre o Acessa SP, 58% são homens e 43% mulheres. Com relação à faixa etária, 47% tem idade entre 16 e 24 anos; 36% de 25 a 39 anos e 17% com 40 anos ou mais. 25% dos entrevistados tem escolaridade a partir da 4ª série do ensino fundamental ou ensino médio incompleto; 61% possuem ensino médio completo ou superior incompleto e 14% o ensino superior completo. Quanto à renda familiar, 35% são das classes A/B, 60% da classe C e 6% das classes D/E.

Acessa SP
O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que já ultrapassou a marca de 50 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, são mais de 2 milhões de usuários cadastrados. Ao todo, são 617 postos em funcionamento em 532 municípios, com mais de 5 mil computadores e 1,2 mil monitores. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).