Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 6/02, na sede do Ciesp-Guarulhos, a última Audiência Pública sobre a renovação da concessão da rodovia Presidente Dutra para os próximos 30 anos, a partir de 2021. Entre outras coisas, o projeto prevê para o trecho de Guarulhos da rodovia: nenhuma praça de pedágio, novas pistas marginais e expressas, seis faixas de acesso à pista expressa, além da criação de uma via mais rápida, tarifada apenas para motoristas que a utilizarem (o chamado sistema Free Flow).
O Free Flow sugerido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) é o modelo utilizado em países como Estados Unidos e Chile. Nele, usuários são tarifados pelo quilômetro percorrido. Em Guarulhos, ainda sob estudo, seria criada uma pista que diminuiria o tempo médio de viagem entre o aeroporto e a Marginal Tietê de 37 para 14 minutos. A proposta ainda pode ser barrada, tendo em vista que o Governo Federal é considerado definidor de políticas públicas e, neste caso, soberano ao projeto apresentado no edital. O material anterior previa a criação de uma praça de pedágio na cidade, já descartada pelo presidente Jair Bolsonaro.
O gerente de regulação e outorga da ANTT, Marcelo Fonseca, defendeu a cobrança do valor, justificando que haverá contrapartidas de melhorias no trecho da via que percorre o Guarulhos. “Este é um modelo que ainda não foi implementado no Brasil. Será investido R$ 1,1 bilhão nos 26 quilômetros entre Arujá e São Paulo. Construiremos passarelas e faixas adicionais nas pistas expressa e marginal. Serão colocadas seis alças de acesso expresso na Dutra, oferecendo, por exemplo, para quem sai do Aeroporto ou da rodovia Fernão Dias, um caminho mais rápido”, afirmou Fonseca ao GuarulhosWeb.
O motorista que aderir ao Free Flow terá a opção de incluir no veículo uma TAG, que o identifica e efetua a tarifa por quilômetro percorrido, no modelo que funciona atualmente os controles de pedágios como Sem Parar. Para usuários esporádicos, a cobrança será feita pela placa do automóvel, flagrada em cada alça de entrada e saída da pista, marcando a quilometragem utilizada.
O secretário-adjunto de Transportes de Guarulhos, Márcio Pontes, confirmou a posição da Prefeitura, contrária à cobrança de tarifa na cidade. “Nossa grande preocupação é que todas inserções no projeto que fizemos sejam valorizadas e ouvidas. Simplesmente fecharam, de forma autoritária, acessos a bairros com mais de 100 mil pessoas em Guarulhos, prejudicando nossa mobilidade urbana e, dentre outras solicitações, gostaríamos de uma extensão da pista marginal no Trevo de Bonsucesso, que não tem acesso à pista expressa. Precisamos também de dutos mais longos nos córregos que passam sob as pistas. As chuvas que estão acontecendo inundam vários bairros de Guarulhos simplesmente porque havia melhorias previstas no contrato vigente e não foram concretizadas”, constatou Pontes.
A EPL (Empresa de Planejamento e Logística), ligada ao Governo Federal, através do diretor de planejamento, Rafael Benini, confirmou que estuda as propostas apresentadas pela administração municipal. A nova concessionária deve assumir a rodovia no próximo ano.