A meta projetada pelo Governo Federal para o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) já está superada em aproximadamente 12% em Guarulhos no ano de 2010. No entanto, famílias com renda até três salários mínimos representam apenas 14% deste percentual, enquanto 86% possuem renda de até dez salários, conforme divulgou a Caixa Econômica Federal nesta segunda-feira.
A meta estabelecida para o PMCMV na cidade é de 5.833 unidades habitacionais, superada em 12% nos primeiros oito meses. No momento, os bairros beneficiados pelo Programa são Bonsucesso, Pimentas, Água Chata, Ponte Grande, Picanço, Cocaia e Cabuçu. Até o momento foram financiados cerca de 6500 unidades habitacionais, com possibilidade de concretizar mais de 14 mil contratos, que passam por avaliação.
Apesar de confirmar o crescimento na procura por financiamento de imóveis no município, a Caixa Econômica Federal não esclarece se esta crescente atinge as metas estabelecidas para a principal linha de crédito, o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) nas condições estabelecidas para concessão do financiamento, ou seja, com renda de 0 a 3 salários e de 3 a 10.
A Caixa esclarece, por meio de assessoria de imprensa, que, necessariamente, existe um hiato de tempo entre a assinatura de um contrato para a produção de um empreendimento habitacional e a efetiva conclusão e entrega das unidades correspondentes. Esse prazo, de 12 a 24 meses, varia em função da quantidade de unidades, da especificação dos imóveis e das condições climáticas, dentre outros fatores.
Já o Ministério das Cidades, gerido pelo ministro Márcio Fortes de Almeida, por meio de assessoria de imprensa, informa que as metas para o PMCMV são estabelecidas por Estado e através de unidades habitacionais e que não existem valores específicos a serem destinados para determinado município.
Em 11 de março deste ano, a Prefeitura recebeu do Governo Federal através da Caixa a quantia de R$ 493 mil para investimentos em programas sociais e ações de infraestrutura urbana, fruto do convênio com o Ministério de Cidades. O Guarulhos Hoje procurou a Prefeitura, por meio de assessoria de imprensa, para esclarecimentos sobre a forma que será utilizada a verba ou se pertence ao Programa Minha Casa, Minha Vida, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.