Os investidores da empresa Spotify Technology podem ter uma terça-feira turbulenta, diante da decisão da empresa de utilizar uma manobra pouco ortodoxa para abrir o capital na Bolsa de Valores de Nova York, sem muitas das proteções geralmente usadas em uma oferta pública inicial padrão.
A empresa de streaming de música alertou que o processo, chamado de listagem direta, pode resultar em maior volatilidade no primeiro dia de negociação, na comparação com um IPO típico. Em parte, isso ocorre porque não há banco para atuar como um “agente estabilizador” e sustentar a ação, em caso de forte declínio. Por outro lado, o preço das ações da Spotify pode avançar bastante, se a marca, que é bastante conhecida, desencadear um grande interesse de compra.
Em uma listagem direta, uma companhia deixa as ações existentes flutuarem e permite que o mercado encontre um preço, sem bancos que servem como subscritores para definir preços ou alocar ações para grandes investidores. O processo permite que os acionistas existentes saquem recursos, mas não arrecada capital novo para a própria companhia.
É sem precedentes para uma empresa do porte da Spotify – que em meados de março foi avaliada em US$ 23,6 bilhões – se expor na Nyse através de listagem direta, embora o processo seja usado frequentemente para transações de baixo perfil, como um spin off – espécie de cisão de empresas – ou após processos de falência.
O Spotify disse que escolheu uma listagem direta porque não precisa levantar mais dinheiro. A empresa também defende que o processo é mais justo porque coloca os grandes e pequenos investidores em igualdade de condições. Em um IPO normal, os bancos que fazem a subscrição podem alocar ações para clientes favorecidos antes da primeira negociação.
O Spotify também está economizando dezenas de milhões de dólares em taxas, contornando o processo de IPO, embora tenha contratado o Goldman Sachs Group Inc., o Morgan Stanley e a Allen & Co. como consultores. Os bancos terão um papel limitado na comparação com os subscritores em um IPO padrão e o Spotify pagará a eles apenas cerca de 29 milhões de euros (US$ 36 milhões) em taxas.
Outro aspecto incomum da listagem do Spotify: seus executivos se recusaram a comparecer na terça-feira à Nyse para participar dos habituais rituais de um IPO, como tocar o sino de abertura. Em encontro com investidores potenciais do Spotify em março, o diretor-executivo Daniel Ek, disse: “Para nós, ir a público nunca foi sobre a pompa ou a circunstância de tudo isso”.
O sino de abertura na terça-feira será realizado pela EPIC Players, um grupo de teatro que inclui artistas com deficiências de desenvolvimento, de acordo com a bolsa de valores.
Não está claro quantas ações podem ser negociadas no primeiro dia. Cerca de 91% das 178 milhões de ações do Spotify são elegíveis para negociação, mas pessoas próximas à operação disseram esperar que o float fique mais próximo de dois terços das ações, com os co-fundadores Ek e Martin Lorentzon mantendo suas participações na empresa, ao menos inicialmente.
Ainda assim, o float antecipado do Spotify é dramaticamente mais elevado que o de um IPO médio. Desde 1995, as empresas listadas nos EUA venderam cerca de 35% de suas ações em média em IPOs e companhias de tecnologia listadas nos EUA venderam 27%, segundo a Dealogic.
Na ausência de um preço de IPO, a NYSE publicará o chamado preço de referência para o Spotify na terça-feira. Ainda mais importante é a faixa de preço em que o Spotify deve começar a operar. A faixa provavelmente será ampla, quando anunciada pela primeira vez. Em um IPO típico, isso acontece na primeira hora, após a abertura do sino às 09h30 da manhã.