Cidades

Ações garantem mais segurança em Guarulhos e geram economia à Prefeitura

O prefeito Guti, informou durante coletiva, na segunda-feira (13), que diversos setor da cidade já estão gerando economia para a receita da cidade, nos primeiros 40 dias a frente do governo. As mudanças estão sendo realizadas com negociações, parcerias, remanejamentos e ações. 
 
Um aumento de 10% de agentes da  Guarda Civil Municipal (GCM) nas ruas de Guarulhos foi uma das ações anunciadas pelo prefeito Guti (PSB), durante a apresentação do balanço de seus primeiros 40 dias à frente da administração municipal. Segundo informou, a conquista se deu apenas com remanejamento interno. Com isso, 75 homens passaram a servir a cidade nas ruas formando um contingente de 793 guardas, sem ter que investir mais dinheiro em pessoal, neste momento em que a cidade passa por uma grave crise financeira, diante da dívida deixada pela administração anterior de R$ 1,9 bilhão, além de R$ 2,8 bilhões que o Saae tem em débitos com a Sabesp.
 
“Com esse aumento no efetivo, iremos atender melhor a população de Guarulhos colocando mais guardas civis municipais nos pontos estratégicos para a segurança pública, bem como esperamos diminuir os números de ocorrências." explicou Gilvan Passos, secretário municipal de Segurança Pública. 
 
Em um acordo firmado com o Governo do Estado, a Secretaria conseguiu reduzir as despesas com alugueis de prédios ocupados pelas  Delegacias de Polícia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE/GARRA), Meio Ambiente e 2ºDP, antes pagos pela Prefeitura.  
 
Além disso, imagens de câmeras de segurança de agências bancárias, espalhadas por diversas regiões da cidade, foram fornecidas para a prefeitura para auxiliar no monitoramento das principais vias. 
 
Assim como outras secretárias o prefeito afirmou que todos os contratos devem ser renegociados. 
 
Ressocialização de detentos 
 
Os detentos de presídios instalados na cidade farão parte de um projeto de ressocialização numa parceria que está sendo firmada com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Prefeitura. Os homens devem trabalhar em serviços gerais e limpeza de córregos em Guarulhos.  
 
A prefeitura deve arcar com o valor de um salário mínimo, sem encargos. O projeto é desenvolvido pelo Via Rápida Empresas do Governo do Estado de São Paulo.  
 

Posso ajudar?