O isolamento social voluntário é uma das recomendações do Ministério da Saúde, após as confirmações de casos de coronavírus. A principal orientação foi para os idosos, que estão na faixa de risco da doença, permanecerem em suas casa. Muitas pessoas ainda precisam sair para de suas casas para trabalhar, como profissionais da segurança pública e saúde. Algumas ações solidárias estão acontecendo durante este período para ajudar este grupo.
Um exemplo é a Lancheteria Guarulhos, localizada na Avenida Emílio Ribas. Por lá, os profissionais da saúde e segurança pública serão recebidos para o jantar e lanches. “A ideia foi uma ação que eu vi parecida em outro comércio e nós achamos bacana, porque realmente, a área da saúde não tem local exato para fazer suas refeições. Neste momento corrido, atendendo muitos pacientes, o tempo fica mais escasso e nós decidimos abrir as portas” explicou o proprietário Lucas Bricker.
Lucas afirma que a ação tem como objetivo agradecer os serviços prestados. “É uma forma de agradecer por tanto trabalho no meio de um caos, onde todo mundo precisa ficar em casa e eles estão nas rua”.
Outra ação que acontece dentro de condomínios residências, é a prestação de serviços para idosos. Muitos moradores oferecem seu tempo para realizar tarefas que os idosos não podem cumrprir, por conta do isolamento social, como compras.
Emily Machado, de 28 anos, é uma das voluntárias. “Percebi que moramos em um condomínio com alguns idosos. Um simples ato como ir buscar um pão para o café da tarde, um remédio na farmácia, já os coloca em risco, muito mais do que a mim e meu marido”.
Emily contou que também está cuidando do avô, que mora próximo. “Liguei e me coloquei à disposição para qualquer coisa que precisasse” explicou. Ela conta que está respeitando as normas sanitárias
“É algo que eu gostaria que fizessem para meu avô, então eu farei pelo avô dos outros. As pessoas precisam entender que o vírus pode não ter letal pra sua condição, mas para outros sim. Pegamos o mesmo elevador, frequentamos a mesma área comum do condomínio. Precisamos todos nos cuidar” encerrou.