Variedades

ACONTECE – Jazz Sinfônica do Estado apresenta concerto no Bosque Maia

Sob a regência do maestro Fábio Prado, concerto traz choro e sucessos de grandes nomes da MPB. A apresentação nesta quinta-feira tem entrada gratuita.

A Jazz Sinfônica do Estado, corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura dá início a sua série de apresentações fora da capital. Nestaquinta-feira (14), às 20h, o grupo apresenta-se na Tenda do Bosque Maia, em Guarulhos.

Com seu formato particular de orquestra sinfônica acrescida de uma Big Band de Jazz, o grupo vai apresentar um repertório com peças que misturam choro, forró, bossa nova e MPB, numa verdadeira celebração à música brasileira.

Sob a regência do maestro Fábio Prado, o programa traz composições como "Lamento Sertanejo", de Sivuca e Gilberto Gil, "Feira do Mangaio", de Dominguinhos e Glória Gadelha, "Vera Cruz" de Milton Nascimento, entre outras. O concerto tem entrada gratuita.

SOBRE A JAZZ SINFÔNICA

Desde sua criação, em 1990, pela Secretaria de Estado da Cultura, a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. Sua formação é bastante singular, pois une a orquestra nos moldes eruditos a uma big band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar. Esta característica tem lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira.

Quem teve a primazia de transpor as melodias populares de compositores como Luiz Gonzaga, Tom Jobim ou Pixinguinha para a grandiosidade do som sinfônico foi Cyro Pereira, o grande maestro dos Festivais da Record da década de 60 e fundador da orquestra. Ele criou o repertório fundamental da orquestra.

Depois dele, a Jazz Sinfônica formou uma equipe de orquestradores de excelência, que trabalham diariamente para a formação do seu repertório. A lista de músicos brasileiros e internacionais que já dividiram o palco com a Jazz Sinfônica é imensa: Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, Dee Dee Bridgewater, Paquito DRivera, entre muitos outros.

O diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo é João Maurício Galindo e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

SOBRE O MAESTRO FÁBIO PRADO
Fábio Prado iniciou seus estudos musicais em 1980 estudando trompa com o professor Mario Sérgio Rocha. Desde então desenvolveu uma larga experiência orquestral, tendo tocado nas principais orquestras brasileiras, com destaque para a Orquestra Sinfônica de Campinas (1984 – 1987), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (1988 – 1997) e Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo (1997 – 2005). Ganhou prêmios nos concursos jovens solistas das OSESP, OSPA e OSJMSP. Foi solista das Orquestras do Estado de São Paulo, de Campinas e Jazz Sinfônica.

Em 1998 começou a estudar regência. No final deste ano, estreia como maestro convidado à frente das orquestras Jazz Sinfônica e Sinfonia Cultura. Desde 2001 tem produzido diversos arranjos para a Jazz Sinfônica e outras orquestras. Em 2005 foi maestro assistente da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, além de tornar-se maestro adjunto da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, cargo que ocupa até hoje.

Em 2010 fez sua estreia internacional, com concertos na Argentina e na Itália recebendo críticas como a de Adriana De Serio, que escreveu: "Prado revelou um gestual essencial e incisivo, síntese de um refinado background cultural e de uma profunda sensibilidade artística." Também neste ano rege Bixiga – Um Musical na Contramão, e por esta participação é indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2010 e ao 3º Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, ambos na categoria Música.

Serviço:
Jazz Sinfônica
Regência: Fábio Prado
Quinta-feira, 14 de março, às 20h, na Tenda do Bosque Maia
Avenida Paulo Faccini, s/nº – Guarulhos – SP
Entrada gratuita

Posso ajudar?