O Ministério da Fazenda celebrou um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para obter apoio na seleção de membros independentes dos Conselhos de Administração das empresas estatais vinculadas à pasta, o que inclui Caixa e Banco do Brasil.
O IBGC disponibilizará à Fazenda um conjunto de currículos de profissionais certificados pelo instituto que se enquadre nos perfis buscados pelo órgão, sem custo para a administração pública.
O ministério não será obrigado a escolher entre os candidatos oferecidos pelo IBGC e poderá selecionar currículos obtidos de outra forma. O instituto não terá exclusividade no processo de seleção dos conselheiros independentes.
“A Fazenda poderá celebrar acordos semelhantes com outras entidades que manifestem interesse em colaborar com o ministério nos mesmos termos aceitos pelo IBGC”, informou a pasta em nota.
Pelo acordo de cooperação com o IBGC, os Conselhos de Administração das empresas vinculadas ao ministério também poderão obter currículos para o preenchimento das vagas dos Comitês de Auditoria.
“O Ministério da Fazenda reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da governança das empresas estatais, buscando a seleção de conselheiros de administração independentes com elevado preparo técnico, escolhidos de maneira objetiva e impessoal”, disse a pasta.