Cidades

Acordo entre trabalhadores e empresa retoma coleta de lixo nesta quarta-feira

A Prefeitura de Guarulhos informa que a partir desta quarta-feira, dia 14, o serviço de coleta de lixo será retomado, sendo que será priorizado nesta data o recolhimento de lixo hospitalar e também nos locais de feiras livres. Nesta quinta-feira, dia 15, o atendimento será totalmente normalizado com a coleta domiciliar.

Durante reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira (14) entre comissão de trabalhadores, sindicato e a empresa Quitaúna, os coletores de lixo que trabalham no período da manhã optaram por um acordo e encerraram a greve que durou 42 horas.

No acordo a empresa se compromete a realizar o pagamento que estava em atraso na data de hoje, além de acerttar  50% do décimo terceiro salário em 20 de dezembro. Em janeiro os funcionários devem receber 100% do salário de dezembro somado a ultima metade do 13º.
 
A categoria realizará uma segunda assembléia com os funcionários da noite que devem decidir por manter os serviços paralisados ou realizar a coleta normalmente.
 
Segundo o sindicato, os trabalhadores da manhã deixaram o local enquanto os profissionais do período da tarde iniciaram o recolhimento do lixo acumulado de feiras livres que aconteceram na terça-feira (13) e nesta quarta-feira.
 
A coleta de lixo deve ser normalizada na quinta-feira (15) caso todos os trabalhadores aceitem a proposta.  
 
Em agosto de 2015, o serviço de coleta chegou a ser interrompido por horas também por falta de pagamento.
 
Enquanto a coleta não é realizada moradores se viram como podem para armazenar dentro de suas garagens os sacos com resíduos que não foram recolhidos. O GuarulhosWeb, sem se identificar, entrou em contato com a prefeitura e com a Quitaúna para procurar alternativas para o lixo armazenado em casa, em nenhum dos casos os atendentes souberam passar qualquer tipo de informação.
 
Segundo comerciantes da avenida Avelino Alves Machado, onde ocorreu uma feira livre na terça-feira, a limpeza teve início por volta das 13h. O GuarulhosWeb continua acompanhando a situação nas ruas. 

Posso ajudar?