Na pauta das lideranças: o aumento de investimentos no setor.
Além de Grella, a reunião contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira, o diretor do Demacro, Paulo Afonso Bicudo, e do vice-presidente da Facesp, Wilson Lourenço, que ao lado do diretor de segurança, José Alberto Valadares, representou a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).
A reunião, que ocorreu na sede do comando da segurança pública de São Paulo, foi motivada após carta aberta da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (ACIFV) ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, cobrando providências quanto à melhoria da segurança. O documento repercutiu de forma positiva entre as entidades coirmãs do alto do Tietê, que declaram apoio à iniciativa.
As entidades foram unânimes em solicitar a urgência em investimentos que possibilitem a recomposição do déficit de policiais civis e militares. Em Guarulhos, foi citada a falta de infraestrutura dos distritos policiais, com exceção do 1º DP.
“Foi uma reunião importante e podemos verificar que as cidades da região sofrem de problemas comuns. Saímos satisfeitos com a receptividade do governo estadual que garantiu melhoria para os próximos meses”, disse Wilson Lourenço, vice-presidente da Facesp.
O presidente da ACIFV, Áureo do Carmo, destacou a força do sistema das Associações Comerciais que culminaram na realização da reunião. “Nós assumimos nosso papel de representatividade e fomos ouvidos. Todas as associações do Alto Tietê e também a Facesp estão de parabéns. Conseguimos demonstrar, por meio deste encontro, a nossa essência, que é a representatividade da classe empresarial”, destacou.
DPs – A falta de infraestrutura dos distritos policiais de Guarulhos foi abordada por Wilson Lourenço e José Alberto Valadares, mais conhecido como Argentino, na reunião com o Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, que garantiu que a cidade será atendida.
De acordo com Wilson Lourenço, o secretário Fernando Grella teria garantido que os problemas enfrentados pelos Distritos Policiais, com exceção do 1º DP, serão resolvidos nos próximos meses, com a locação de sedes apropriadas. O investimento para a locação de novos espaços para abrigar as delegacias já estaria disponível.