O varejo paulistano teve uma queda média de 6,45% nas vendas de janeiro a outubro, em relação ao mesmo período de 2014, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). As vendas a prazo cederam 5,78% e as negociações à vista caíram 7,1%, em igual comparação.
Em outubro, ante o mesmo mês do ano passado, as vendas no comércio paulistano tiveram retração média de 16,1%, com recuo de 14,3% nas vendas a prazo e baixa de 17,9% nas vendas à vista.
Para a entidade, os resultados refletem o desaquecimento do setor varejista e da economia do País. “Esse cenário decorre da queda da confiança do consumidor em relação ao emprego e da piora de sua situação financeira. Com isso, ele se sente menos confortável para comprar”, afirmou, em nota, o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.
Por outro lado, na comparação de outubro com setembro deste ano, as vendas tiveram uma elevação média de 8,25%, sendo 4,9% nas vendas a prazo e 11,6% nas transações à vista.
Segundo a entidade, isso ocorreu porque outubro contou com o Dia das Crianças, enquanto setembro não teve nenhuma data comercial. “Contudo, as altas das vendas a prazo e à vista ficaram abaixo da média dos últimos três anos, que é de 13,2% e 21,4%, respectivamente”, diz a nota da entidade.