As vendas no varejo paulistano apresentaram alta de 14% na primeira quinzena de março sobre o mesmo período de fevereiro, aponta o balanço de vendas apurado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O movimento é considerado atípico na avaliação da entidade, já que há um efeito do calendário nas vendas do período.
Segundo a ACSP, a primeira quinzena de março teve um dia útil a mais. Além disso, a base fraca de comparação de fevereiro que contou com o carnaval pode ter ajudado no porcentual alto de crescimento nas vendas. “Trata-se, portanto, de uma fotografia do momento. Não é possível dizer, ainda, que o mês de março fechará no azul”, diz o presidente da ACSP, Alencar Burti, em nota, que não quis dar projeções para os próximos meses devido às incertezas políticas e econômicas.
Na comparação com a primeira quinzena de março de 2015 (que teve um dia útil a menos), houve queda de 8,85% nas vendas do comércio paulistano. No período, os recuos foram de 3,3% nas vendas a prazo e de 14,4% nas vendas à vista.