As vendas no varejo avançaram na primeira quinzena de outubro no Estado de São Paulo, na comparação com o mesmo período de setembro, mas o crescimento foi inferior àquele registrado nos últimos anos.
Segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o aumento nas vendas a prazo e à vista foi, em média, de 21,9%. Nos últimos anos, a média para esse período foi de 26,5%. “Esse crescimento no início de outubro pode não se sustentar até o fim do mês, pode não ficar no mesmo patamar”, acrescentou Rogério Amato, presidente da ACSP, da Federação das Associações Comerciais do Estado de SP (Facesp) e presidente-interino da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
As vendas sofreram um efeito sazonal no início de outubro por conta do Dia das Crianças. O balanço mostrou que as vendas a crédito subiram 7,5%, abaixo dos 15% registrados nos últimos anos. “A cautela do consumidor e a maior seletividade na concessão de crédito levaram a esse desempenho abaixo da média histórica”, afirmou Amato, em nota. As vendas à vista apresentaram um desempenho melhor – alta de 36,3% -, mas também ficaram abaixo da média dos últimos anos para o período, que é de 38%.
Na comparação anual, as vendas da primeira quinzena de outubro avançaram em média 5,85%. O aumento nas vendas a prazo foi de 4,5% e, à vista, de 7,2%. A primeira quinzena de outubro deste mês teve um dia útil a mais que no ano passado, e segundo Amato isso ajudou a alavancar as vendas deste mês.
O indicador da ACSP que mede a entrada de registro de consumidores inadimplentes caiu 12,7% na primeira quinzena de outubro na comparação mensal e recuou 3,2% na comparação anual. Já o indicador que mede os cancelamentos de dívidas subiu 6,5% na comparação mensal e 9% na comparação anual. Amato explicou que esse aumento reflete as campanhas de renegociação de dívida e a primeira parcela do 13º salário para os aposentados. “Os números sinalizam que a inadimplência pode fechar outubro em queda, após período de alta em setembro”, disse.