Cidades

Acusados de usar rede da Prefeitura são próximos a prefeito e a deputado

Desde que a Folha de S.Paulo trouxe reportagem uma semana atrás sobre o uso de equipamentos da Secretaria Municipal de Comunicação por comissionados para atacar adversários na rede, dirigentes do PT tentam minimizar o escândalo.

Em entrevistas à imprensa, líderes do PT de Guarulhos têm usado o mesmo discurso. “Não podemos responder por atos isolados de alguns servidores”. Neste final de semana, o escândalo ganhou contornos ainda maiores depois que a revista semanal IstoÉ trouxe reportagem apontando que há mais pessoas envolvidas com o uso de computadores da Prefeitura de Guarulhos em redes de ataques a adversários políticos, conforme a Folha de S.Paulo havia revelado no domingo passado.

No entanto, a funcionária exonerada Nataly Galdino Diniz e seu marido Tiago de Albuquerque tiveram como convidados ilustres em seu casamento, em novembro de 2012, ninguém menos que o prefeito Sebastião Almeida (PT) e o deputado estadual Alencar Santana (PT). 

Segundo a revista, o Ministério Público de São Paulo investiga inclusive o uso de verbas publicitárias do Município em blogs e sites que têm como objetivo enaltecer os feitos do PT e atacar adversários.  Na reportagem, a IstoÉ aponta o ex-secretário de Comunicação, Justino Pereira, como o responsável pelo sistema montado dentro da Prefeitura de Guarulhos.

Como medida política, ainda na segunda-feira passada, um dia após o caso se tornar público, o prefeito Sebastião Almeida mandou exonerar a comissionada Nataly Galdino Diniz, esposa de Tiago de Albuquerque, o filho do vereador Samuel Vasconcelos (PT), lídero do Governo na Câmara, antes mesmo de que o caso fosse apurado. Na terça-feira, o Diário Oficial trouxe, junto com a exoneração da comissionada, a abertura de uma sindicância interna para apurar o caso.

No entanto, o discurso comum entre os petista de que se trata de simples servidores que agiram por conta e risco se esvazia a partir do momento em que a Justiça revelou que outros computadores da Secretaria foram usados com a mesma finalidade. E mais: Tiago de Albuquerque, o marido de Nataly, apesar de não estar lotado naquela pasta, atuava dentro da Secretaria de Comunicação. Além de filho do líder do Governo, Tiago também foi responsável pelas redes sociais durante a campanha de Almeida à reeleição em 2012, quando acabou condenado pela Justiça Eleitoral por ataques mentirosos contra o candidato adversário Carlos Roberto (PSDB).

Poucos dias após as eleições daquele ano, Tiago se casou com Nataly em uma cerimônia bastante requintada. Entre os convidados ilustres estavam em posição de destaque o recém reeleito Sebastião Almeida junto ao deputado estadual Alencar Santana, numa demonstração de grande proximidade entre eles. 

 

Desde segunda-feira passada, o GuarulhosWeb aguarda respostas da Secretaria de Comunicação após enviar uma série de questionamentos, com o objetivo de ouvir o outro lado. Também o ex-secretário Justino Pereira foi contatado pela reportagem, via email, ainda na terça-feira, para que ele se pronunciasse sobre as acusações que pesam sobre seu nome. Até o momento, nenhum deles quis se manifestar. 

Em reportagem publicada na terça-feira, o GuarulhosWeb trouxe o discurso do vereador Samuel Vasconcelos na Tribuna da Câmara, quando ele se isentou de qualquer culpa. 

Entenda o caso:

#REDE DE ATAQUES 

 

Posso ajudar?