A 6ª Conferência da Cidade de Guarulhos, que começa às 19h desta sexta-feira (3) e vai até domingo (5), no Adamastor Centro (Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo), deverá refletir sobre os rumos da cidade e participar das mudanças que virão de forma inexorável, inapelável.
“As alterações na paisagem fazem parte da dinâmica de crescimento das cidades. É assim em todo lugar”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano, Paulo de Carvalho. De acordo com ele, porém, “cabe à Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e do Conselho de Desenvolvimento Urbano, planejar para onde a cidade vai crescer, de que forma, quando a região está chegando ao limite e é preciso limitar o adensamento ou a instalação de novos empreendimentos. Esse planejamento é o que vai conciliar o desenvolvimento à qualidade de vida do cidadão”, explica.
O Plano Diretor é o instrumento que permite ordenar o uso e ocupação do solo e, com isso, planejar o crescimento da cidade de forma organizada e com justiça social. “Iniciamos já há algum tempo, as discussões com vistas a revisão do Plano Diretor de Guarulhos, e a Conferência da Cidade de Guarulhos, se constitui num importante espaço de debates e encaminhamento de propostas para a revisão das legislações urbanísticas, esclarece o arquiteto e urbanista Plínio Soares dos Santos, diretor de Gestão Urbana da Prefeitura e coordenador desta edição da Conferência.
Para ele, “a Conferência é um espaço cujo objetivo é construir de forma participativa, propostas para o planejamento, gestão e desenvolvimento da cidade. Se propõe a discutir temas importantes como , moradia, trabalho, mobilidade urbana, meio ambiente, saneamento básico, a fim de encaminhar propostas sobre como transformar a cidade tornando-a acessível a todos, com qualidade de vida e justiça social”.
SERVIÇO:
6ª Conferência da Cidade de Guarulhos
Adamastor Centro – Av. Monteiro Lobato, 738, Macedo
Data e horários:
3 de junho, 17h (credenciamento); 19 horas Cerimônia de Abertura
4 de junho, a partir das 8h (credenciamento)
5 de junho, partir das 8h30
Mais informações, acesse: http://www.guarulhos.sp.gov.br/conferenciadacidade