Neste fim de semana, tem início a temporada 2012 do projeto Concertos Internacionais. A primeira apresentação do ano será da Camerata Bariloche, que sobe ao palco do Adamastor Centro (av. Monteiro Lobato, 734, Macedo), neste sábado, 7, às 20h. A entrada é gratuita, mas o ingresso deve ser retirado meia hora antes do início do espetáculo na bilheteria do local.
Em atuação desde 1967, a Camerata Bariloche nasceu da iniciativa privada, e tornou-se o primeiro conjunto de música de câmara a conseguir prestígio internacional. O grupo já se apresentou em vários países das Américas, Europa e Oriente. Desde 1993, o diretor musical da Bariloche é o maestro Fernando Hasaj.
Até hoje, a Camerata já realizou mais de dois mil concertos para diversos tipos de público. Entre os locais em que já esteve, destacam-se o Teatro Colón de Buenos Aires (Argentina), o NHK de Tóquio (Japão), Olímpia de Atenas (Grécia), Beethovenhalle de Viena (Áustria), Sala Tchaikovsky em Moscou (Rússia), Auditório Nacional de Música de Madri (Espanha) e Sala Ritirsky de Praga (República Tcheca).
No repertório do grupo, obras de Arnold Schoenberg ("Noche transfigurada"), Igor Stravinsky ("Pulcinella"), Toru Takemitsu, ("Nostalghia") e Manuel de Falla ("El amor brujo"), entre outros, em versões originais ou adaptadas para piano e cordas.