A escolha do ex-prefeito Elói Pietá como o candidato do PT à sucessão de Sebastião Almeida na Prefeitura de Guarulhos não assusta os adversários da oposição. A decisão ocorreu no último sábado, durante Encontro Municipal do PT, quando Elói obteve 166 votos contra 148 do deputado estadual Alencar Santana. O vereador Moacir de Souza desistiu da disputa em apoio ao ex-prefeito. O GuarulhosWeb ouviu nesta segunda-feira os principais nomes que devem disputar as eleições de 2 de outubro.
O pré-candidato pelo PSDB, Carlos Roberto, ressalta que o ingresso de Elói Pietá neste processo eleitoral não altera o planejamento de seu partido para a campanha eleitoral. “No projeto do PSDB não muda absolutamente nada. O que muda é que nós temos o cenário que eu acho que vai disputar as eleições. Assim fica mais fácil fazer as análises, mas a princípio não muda absolutamente nada. Com a indicação do nome do PT, a gente tem mais poder de análise”, explicou.
Já o deputado federal Eli Corrêa Filho, pré-candidato do DEM, afirmou que descartava a possibilidade do ex-secretário de Educação Moacir Souza ou o deputado estadual Alencar Santana de terem a indicação do PT ao pleito. Ele destacou que o desgaste da imagem da sigla partidária pode pesar no processo eleitoral, além de apontar a falta de propostas para a continuidade petista no Bom Clima.
“Sempre trabalhei com a ideia de que o Elói iria ser candidato. O PT já está há 16 anos e a população sabe da situação e qualidade de vida. Então, pra mim não muda absolutamente nada. Acredito que o debate será em projetos para o futuro e como o PT ficou 16 anos no poder e mostrou não ser habilidoso para esse projeto do amanhã, a situação continua completamente igual ao nosso projeto independente do candidato”, declarou.
Outro que também descartou qualquer mudança significativa no processo de disputa e no planejamento traçado foi o vereador Guti, nome do PSB nas próximas eleições de outubro. Ele explicou que a sua proposta será o de reestabelecer a ordem administrativa na cidade, que – segundo enfatiza – está falida.
“Não muda absolutamente nada. O nosso planejamento é reestabelecer a ordem na cidade, que infelizmente está falida. Independente do candidato x ou y não muda nada. A nossa vontade é de reerguer a cidade, até porque não dá para escolher adversário. Se você quer ser eleito, tem de ganhar de quem aparecer”, disse Guti.
Já o deputado estadual Jorge Wilson (PRB), que confirmou sua pré-candidatura no último sábado, descartou haver qualquer mudança de comportamento com a definição do PT em ter o ex-prefeito Elói Pietá na disputa. Ele esclarece que seu planejamento está voltado para atender as necessidades populares.
“Nós estamos focados em um projeto de mudança. Será um plano para atender à necessidade da população. Vamos trabalhar para chegar ao êxito do nosso projeto e estamos com o apoio com dois partidos fortes e outros que estamos conversando”, concluiu.
O GuarulhosWeb procurou também os pré-candidatos Fausto Martello, presidente do PSD de Guarulhos, e o ex-prefeito Jovino Cândido (PV) para expressarem suas opiniões, porém, eles não atenderam e nem deram retorno às ligações.