Cidades

Aeromóvel deve operar no aeroporto de Guarulhos no 2º semestre, diz vice-governador

O people mover aeromóvel que ligará a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ao Aeroporto Internacional de Guarulhos deve começar a operar apenas no segundo semestre de 2025, informou o vice-governador do estado, Felicio Ramuth (PSD).

O sistema partirá da estação Aeroporto-Guarulhos, da linha 13-Jade da CPTM, e passará pelos três terminais do aeroporto. Hoje, quem utiliza o trem precisa pegar um ônibus gratuito para chegar aos terminais. “O compromisso é segundo semestre de 2025 já operando”, afirmou Ramuth em entrevista. Ele também mencionou que o projeto está na fase final de testes.

Apesar da declaração, o governo estadual disse que os questionamentos sobre o atraso devem ser direcionados ao governo federal. O Ministério das Cidades não se manifestou até a última atualização desta matéria. O projeto foi iniciado em 2021, quando o então ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assinou o contrato com a concessionária GRU Airport para a construção e operação do sistema.

A promessa inicial era de que o people mover começasse a funcionar no primeiro semestre de 2024, mas o prazo foi adiado para o final do ano — e não foi cumprido. Questionada, a GRU Airport respondeu que encaminharia informações assim que possível.

O sistema, que será gratuito, terá capacidade para transportar até duas mil pessoas por hora, em cada sentido. O trajeto de 2,7 km, da estação até o terminal 3, será feito em apenas seis minutos, com o mesmo tempo de espera entre as partidas. Os aeromóveis terão ar-condicionado, wi-fi e painéis de informação para os passageiros.

O people mover funcionará em via elevada exclusiva, movido por pressão controlada, com operação totalmente automatizada, de acordo com a Aerom, empresa responsável pelo projeto.

Posso ajudar?