O novo sistema de transporte que ligará a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos está na reta final de implementação. Popularmente conhecido como “people mover”, o trem deve começar a operar em dezembro, bem a tempo para atender a alta demanda de embarques e desembarques das festas de fim de ano.
O último dos três trens que compõem o sistema foi entregue nesta segunda-feira (30) e teve de ser içado até a plataforma com um guindaste. Apesar disso, ainda não há uma data oficial de inauguração. Segundo informações apuradas pela reportagem, a expectativa é que o projeto pronto seja entregue à GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, até meados de outubro.
Desde junho, os aeromóveis estão passando por uma série de testes para garantir a segurança do sistema. No último, realizado na sexta-feira (27), o trem completou pela primeira vez o trajeto pela área de mudança de via — um componente essencial para sistemas ferroviários que demanda precisão e rapidez nas manobras. A Aerom Sistemas de Transporte, líder do consórcio AeroGRU responsável pela construção, afirmou que existem mais de 2.500 pontos de verificação para assegurar que todos os requisitos de segurança sejam cumpridos.
Inicialmente, o projeto estava previsto para ser concluído no primeiro trimestre deste ano, mas houve sucessivos adiamentos. Agora, a GRU Airport confirma que o sistema será inaugurado até o fim de 2024. Quando em operação plena, o aeromóvel terá capacidade para transportar cerca de 2.000 usuários por hora em cada direção, ao longo de uma extensão de 2,7 km.
Tecnologia inovadora e capacidade operacional
Com propulsão pneumática, o trem é composto por dois carros articulados, pesando 16 toneladas no total e com capacidade para transportar até 200 passageiros por viagem. Cada composição mede 24,7 metros e deve operar com intervalos de quatro minutos entre as partidas. Durante os testes, o veículo chegou a uma velocidade de 57 km/h e será equipado com wi-fi e monitores informativos para proporcionar mais conforto aos passageiros.
No plano operacional, haverá um rodízio com três trens: dois em operação simultânea e um terceiro como reserva, pronto para substituir qualquer composição em caso de manutenção ou imprevistos. Cada um dos trens tem uma identidade visual própria — o primeiro, entregue em março, é azul; o segundo, verde; e o recém-chegado último trem traz elementos em vermelho.
Apesar das dificuldades no cumprimento dos prazos, o aeromóvel promete ser uma alternativa eficiente para o transporte de passageiros e funcionários no Aeroporto de Guarulhos, facilitando o deslocamento e reduzindo o tempo gasto entre a estação da CPTM e os terminais de embarque. A expectativa é que, com a entrada em operação, o sistema ajude a desafogar o trânsito e torne a experiência de viajar mais fluida para os usuários.
Foto: Allison Sales/Folhapress