Cidades

Aeroporto de Cumbica será o primeiro a receber sistema para pouso e decolagem sem visibilidade

Galeão, no Rio de Janeiro e Curitiba devem ser os próximos terminais a abrigarem modelo

A Infraero (empresa que administra os aeroportos brasileiros) anunciou nesta segunda-feira que investirá cerca de R$ 35 milhões nos aeroportos de Guarulhos, Galeão (RJ) e Curitiba (PR) para a instalação do sistema ILS III (sigla em inglês para o sistema de pouso por instrumento) que permitirá que aeronaves pousem e decolem mesmo em condições de visibilidade zero. Conforme a Infraero, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos será o primeiro a receber a nova tecnologia e deverá estar em funcionamento até o fim do próximo mês. Já o Galeão, na capital Fluminense e o Afonso Pena, em Curitiba, só deverão ter o sistema no fim de 2013, conforme previsão da Infraero.

O ILS (Instrument Landing System – Sistema de Pouso por Instrumento), composto de dois tipos de antenas instaladas na ponta e na lateral da pista de pouso, informam as aeronaves sobre a distância e a inclinação delas em relação à pista. Este sistema na categoria três, irá permitir que pousos e decolagens continuem acontecendo mesmo em situações extremas de mau tempo – como em dias e noites de forte neblina, nebulosidade ou chuva, desde que os ventos fortes não comprometam a segurança da operação de decida ou subida da aeronave.

Atualmente os três aeroportos operam com o ILS II, que permite mínimos meteorológicos de 100 pés (30m) de teto (altitude de visibilidade ou também chamada de altitude de decisão) e 400 metros de visibilidade à frente.

Posso ajudar?