Na última quarta-feira (5), o aeroporto foi “reprovado” no processo de certificação realizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para a operação do A380.
Pelo edital de concessão, o aeroporto tem até 31 de dezembro de 2016 para realizar adequações à pista e aos procedimentos operacionais para estar apto a receber o A380. No entanto, o aeroporto tinha interesse em antecipar essa certificação para aproveitar a exposição que a Copa do Mundo irá proporcionar.
A Air France se planejou para iniciar a operação com o A380 já a partir de maio, com a inauguração do novo terminal de Guarulhos, mas terá de pensar em um plano B.
O estudo técnico para a certificação do A380 foi apresentado por GRU Airport, concessionária que administra Guarulhos, em outubro do ano passado. O aeroporto seria o primeiro do Brasil a operar esse avião.
Técnicos da Anac avaliaram, contudo, que havia necessidade de novos procedimentos para mitigar riscos.
Em especial, a Anac exige ampliação da largura do acostamento externo da pista de pouso e decolagem em 7,5 m de cada lado, em toda a extensão da pista. Um dos maiores riscos é o de ‘ingestão’ de objetos estranhos no momento de acionamento do motor. O A380 é o maior avião comercial do mundo e tem envergadura de 80 metros.
Procurada a Air France informou que “continua com a intenção” de voar para São Paulo com o A380. “Esperamos que as negociações com as autoridades aeroportuárias se encerrem favoravelmente”, disse à companhia em nota