O Aeroporto Internacional de Guarulhos apresentou na manhã desta terça-feira, 11/12, o novo procedimento usado desde o dia 6/12 que permite pousos e decolagens simultâneos quando as condições climáticas forem favoráveis. Chamado de “Agile GRU” (oficialmente “Operação Segregada sob Condições Meteorológicas Visuais – VMC”), o projeto tem como objetivo melhorar o fluxo de aeronaves, o gerenciamento do tráfego aéreo e aumentar o número de operações.
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Segundo o chefe de operações da Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), brigadeiro do ar Ary Bertolino, o Aeroporto de Cumbica é favorecido por ter a maior parte do tempo com boas condições metereológicas. “Nossa estimativa é de que o Agile GRU funcione durante 75% do tempo de operação do aeroporto, que é justamente a média dos períodos em que há condições visuais para pousos e decolagens”, explicou.
O desenvolvimento do projeto foi em conjunto entre Decea, GRU Airport, Infraero, Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e IATA (International Air Transport Association) e teve como base as operações no aeroporto de São Francisco (Califórnia), nos Estados Unidos, onde a distância entre as pistas paralelas é parecida com a de Cumbica.
A meta é diminuir o tempo de taxiamento das aeronaves tanto em solo quanto no ar. Com isso, a capacidade do aeroporto aumentará e, também, o conforto dos passageiros. Atualmente, a capacidade do aeroporto é de 52 operações (pousos e decolagens) por hora. “Esse número deve chegar a 60 operações/hora até outubro de 2020”, completou Bertolino.
Para a entrega desta que é a 2ª fase da operação – ela tem 5 no total – houve um treinamento de mais de 4,8 mil horas com 227 controladores de tráfego aéreo. O Aeroporto de Guarulhos é o maior do País e o mais movimentado da América Latina, com média de 40 milhões de usuários por ano.