Cidades

Aeroporto: Exportações e importações se mantêm estáveis em Guarulhos

No campo das exportações, Guarulhos vem a frente de Campinas

A Infraero divulgou boletim informativo dos números de exportação e importação de mercadorias nos aeroportos brasileiros no primeiro trimestre deste ano e Guarulhos apresentou pouca variação em relação ao mesmo período do ano passado. Viracopos, em Campinas, no Interior de São Paulo, dominou o cenário do transporte de carga área juntamente com Guarulhos.

Pelos balanços da Infraero, 30.832 toneladas de mercadorias chegaram pelo aeroporto Internacional de Guarulhos no primeiro trimestre deste ano contra 31.770 representando pouca variação na fatia de mercado ocupada pelo aeródromo guarulhense – cerca de 27% das importações. Já Viracopos apresentou 38.616 toneladas de importação diante das 43.262 dos primeiros três meses de 2011. O aeroporto de Campinas detém cerca de 34% das importações nos aeródromos brasileiros.

No campo das exportações, Guarulhos vem a frente de Campinas. Foram 32.956 toneladas de mercadorias que saíram do país pelos terminais de cargas da Infraero na cidade contra 32.569 do trimestre inicial do ano passado. Os números representam 44,5% de domínio de mercado no período analisado diante dos 29,4% das exportações feitas por Campinas.

No entanto, outros aeroportos no Brasil roubaram a cena no mês de março segundo o boletim da Infraero. Em março deste ano, os maiores índices de crescimento registrados com relação a março de 2011, foram dos terminais de logística de carga de Maceió (AL) com 2.505%, São Luis(MA) com 174%, Petrolina (PE) 82% e Natal (RN) com 23%.

Principais materiais que chegam ou saem por Guarulhos

Importação: Autopeças, Químicos, Farmacêuticos,Confecções (Têxteis), alimentícios, Eletrônicos, Aeronáuticos, Informática e Flores.

Exportação : Frutas, Autopeças, Eletrônicos, Confecções, Têxteis em Geral, Calçados, Carnes, Animais Vivos, Flores e Acabamento metalúrgico.

Principais materiais que chegam ou saem por Campinas

Importação: Metalmecânico, Automotivos, Telecomunicações, Informática, Químicos, Aeronáuticos, Eletroeletrônicos, Farmacêuticos, Papéis e Embalagens.

Exportação: Automotivos, Metal mecânico, Telecomunicações, Calçados, Bolsas e Cintos, Perecíveis, Farmacêuticos, Informática, Papéis e Embalagens e Eletroeletrônicos.

Posso ajudar?