Cidades

Aeroporto Internacional de Guarulhos recebe manifestação contra privatização

CUT realiza ato alusivo ao "Dia Mundial do Trabalho Decente"

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promoverá nesta sexta-feira atos contra a concessão de aeroportos à iniciativa privada. A manifestação acontecerá, às 14h, no aeroporto Internacional de Guarulhos, ao final da 13ª Plenária Nacional da entidade que ocorreu nesta semana no município.

O evento reunirá os mais de 600 delegados e toda a militância presente na Plenária, aproximadamente 1.200 pessoas, para reafirmar a disposição de luta contra a privatização dos aeroportos brasileiros, em um ato unificado com o sindicato dos aeroportuários. "Nós somos contra a privatização porque não temos referência de que isso será positivo aos aeroportos", afirmou o diretor da CUT estadual e coordenador regional, Eduardo Teixeira Alves.

Em maio, a presidente Dilma Rousseff anunciou que os aeroportos Internacional de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e Brasília, no Distrito Federal terão sua administração transferida à iniciativa privada. A medida é criticada por sindicalistas, que defendem o fortalecimento da Infraero, pois acreditam que a privatização pode deixar os locais deficitários para o setor público, repassando os lucros às empresas.

Segundo a CUT, os eventos esportivos que serão realizados no país, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, devem gerar um resultado positivo para o país e, por esta razão, não podem ser responsáveis pela geração de empregos precários ou por políticas de privatização.

A manifestação fará alusão ao "Dia Mundial do Trabalho Decente" que teve como foco, neste ano, o combate ao trabalho precário e o controle global do setor financeiro.

Posso ajudar?