Este ano, somente até o mês de setembro, o Aeroporto Internacional de Guarulhos já registrou 31,5 mil voos a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2010 foram 125,4 mil voos domésticos e 58,4 mil internacionais, totalizando 183,8 mil, contra os 96,9 mil domésticos e os 55,3 internacionais de 2009, que somam o total de 152,3.
Em número de passageiros, os registros passaram de 15,5 milhões no ano passado para 19,6 milhões em 2010, entre embarques e desembarques domésticos e internacionais.
A estimativa do Ministério do Turismo (MTUR) é que cresça ainda mais o número de desembarques domésticos e internacionais em todo o território nacional até o fim do ano.
Conforme divulgação do MTUR, a previsão é de que 2010 bata recorde, alcançando 65 milhões desembarques domésticos e sete milhões internacionais em todo o País. O ministério aponta crescimento de 22,7% em desembarques nacionais em setembro. Com base em dados da Infraero, que registrou seis milhões no mês passado, contra 4,9 milhões na comparação com o mesmo período em 2009, o MTur considera o melhor setembro da série histórica.
Calmaria – A expectativa do MTUR parece não assustar os passageiros. O superintendente Paulo Murare, 43 anos, que viaja com frequência, se diz tranquilo. "Viajei no fim do ano passado sem transtornos e não acho que este ano seja ruim, não vejo sinais disso", disse Murare, que utiliza o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A advogada Andréa Franco, 36, que também embarca em voos domésticos e internacionais diversas vezes ao ano, também demonstra tranquilidade. "Fui a Porto de Galinhas em dezembro e correu tudo bem, sem atrasos. Nos voos internacionais, acho mais comuns problemas nos aeroportos do exterior".
Questionada quanto à expectativa de movimentação no Aeroporto Internacional de Guarulhos neste fim de ano, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não emitiu resposta até o fechamento desta reportagem.
O Guarulhos Hoje questionou também duas empresas aéreas, a TAM e a Gol, sobre o aumento no número de embarques no aeroporto e as expectativas para fim de ano. Até o fechamento da reportagem, a assessoria de imprensa da Gol não emitiu resposta e a da TAM informou que, por conta de estratégias, não informaria os números solicitados.
Terceiro terminal tem destaque por Choueri
De acordo com o coordenador de Assuntos Aeroportuários da Prefeitura, Miguel Choueri, os aumentos não devem ocasionar transtornos e tampouco requerem preocupação. Ele comenta ainda que, este ano, houve um aumento de pelo menos dez milhões de passageiros que viajavam de avião pela primeira vez. "Isto se deve a melhora da remuneração e às ofertas das empresas aéreas com valores competitivos e pagamentos facilitados".
Choueri afirma que aumento no número de desembarques tem ocorrido anualmente, mas faz a ressalva. "A manutenção deste crescimento deve gerar um aumento muito maior a longo prazo, o que exige investimentos no Aeroporto e por parte das empresas aéreas". O coordenador salientou a necessidade da construção do terceiro terminal de passageiros, que já teve processos iniciados pela Infraero.